Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Adeus, gordura!

Emagreça 3 quilos por semana com a nova dieta da proteína, que ficou bem mais simples e fácil de seguir

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 09h47 - Publicado em 19 jan 2009, 21h00
Adeus, gordura!

Sirva-se à vontade! Carnes de todos os tipos
estão liberadas
Foto: Dreamstime

É provável que você já tenha ouvido falar de — ou até mesmo feito — alguma dieta à base de muita proteína e com poucos carboidratos (açúcares). De tempos em tempos, versões desse regime viram moda. O motivo é simples: elas realmente são ótimas para acabar com as gordurinhas a mais do corpo. É o que afirmam as britânicas Neris Thomas e India Knight, autoras de um novo livro que traz uma dieta baseada na restrição aos carboidratos. O título da obra, ainda não publicada no Brasil, é estranho: The Idiot-Proof Diet — A Weight-Loss Plan For Real Women (A Dieta à Prova de Idiotas — Um Programa de Emagrecimento para Mulheres Reais). 

Apesar desse título irônico, a ideia do livro não é ofender ninguém. A intenção,segundo Neris e India,é apenas deixar claro que perder peso dessa maneira é tão simples que até o mais tolo dos seres humanos conseguiria ter sucesso. Fácil e eficaz Proteínas e gorduras estão liberadas. Já os carboidratos devem ser consumidos na quantidade de até 30 gramas por dia. A nutricionista Luciene Ladeira, da Clínica e Spa Harmonya (RJ), elaborou um cardápio seguindo esse princípio (veja quadro). Que tal experimentar? 

Os alimentos barrados e os liberados

Nessa dieta, você precisa reduzir bastante o consumo de carboidratos. Por outro lado, deve investir com força nas proteínas. Gorduras também estão liberadas, mas lembre-se de que elas são altamente calóricas e, em excesso, fazem mal à saúde. Antes de começar uma dieta, é sempre bom procurar um especialista. Conheça as principais fontes  de carboidrato e proteína:

Carboidratos (evite)
– Açúcar (branco  e todos os outros) 
– Mel 
– Xarope de milho 
– Cereais em geral e suas farinhas (arroz, trigo, milho, aveia, centeio etc.) 
– Raízes e tubérculos: batata-inglesa, batatadoce, mandioca (aipim), mandioquinha (batatabaroa), cará e inhame

Continua após a publicidade

Proteínas (consuma livremente) 
– Carnes (todos os tipos) 
– Ovos 
– Leite e derivados (queijo, requeijão, iogurte, creme de leite, etc.)

Adeus, gordura!

Eliminar os carboidratos faz o corpo secar
Foto: Ormuzd Alves

Para entender por que é possível emagrecer cortando carboidratos, você precisa saber que esses nutrientes são o principal combustível do organismo. Quando o corpo não recebe carboidratos pela alimentação, é obrigado a queimar a gordura estocada para manter o funcionamento. A queima da gordura produz uma substância chamada cetona, que funciona como um clone do carboidrato.

O cérebro, os músculos e todos os órgãos passam a utilizar as cetonas como combustível. As cetonas liberadas ajudam também a controlar o apetite. Já as proteínas, que podem ser consumidas à vontade, são como tijolos que formam a massa magra — os músculos. E a massa magra é uma verdadeira fábrica de queimar gordura. Por isso, pessoas com mais músculos emagrecem mais do que as que não são tão fortinhas.

Plano para entrar em forma em pouco tempo

Este cardápio foi elaborado pela nutricionista Luciene Ladeira. Ele tem baixo teor de carboidratos, que é o princípio da dieta proposta pelo livro The Idiot-Proof Diet. A perda de peso costuma ser rápida, principalmente no início. Segundo as autoras, é possível perder até 3 quilos por semana. Mas lembre-se de que uma dieta equilibrada, que inclua todos os nutrientes, é a base de uma alimentação saudável. 

Por isso, todas as dietas restritivas, inclusive esta, não devem ser adotadas por um longo período. Na verdade esse é um plano de emergência que não pode ser prolongado, mesmo que dê resultados bons. Para seguir o cardápio abaixo, escolha uma opção de cada refeição por dia. 

Continua após a publicidade
Publicidade