Brinquedoteca em casa: 7 ideias para montar um cantinho dos sonhos para as crianças
Brinquedotecas em casa para se inspirar: seguras, criativas e cheias de aconchego para as crianças
Quem tem filhos pequenos sabe: quando eles estão em casa, cada canto se torna parte do universo infantil. Os brinquedos são espalhados por todos os cômodos e, mesmo quando tudo parece calmo, permanece aquela vigilância constante — afinal, escadas, quinas, piscinas e janelas podem representar riscos.
A boa notícia é que a rotina com as crianças pode se tornar tranquila para os pais e responsáveis, além de muito mais divertida, educativa e segura para os pequeninos.
Para esclarecer tudo o que você precisa saber antes de fazer uma brinquedoteca em casa, conversamos com Anike Tomanik e Kalyn Diegues, as proprietárias do Lá Na Teka, escritório de arquitetura especializado em decoração infanto juvenil. Confira:
Brinquedoteca em espaços pequenos
Esse projeto é uma ótima inspiração para quem tem pouco espaço, pois mostra como é possível criar um ambiente lúdico, funcional e bonito com poucos elementos.
A mini cozinha de madeira concentra várias funções (brincar, apoiar e organizar) sem ocupar muito espaço. As prateleiras e o painel aproveitam bem as paredes, liberando o chão para as crianças.
Os cestos de fibras naturais ajudam na organização e ainda decoram com charme, enquanto a paleta clara amplia visualmente o ambiente e transmite leveza. Com poucos móveis e uma boa escolha de cores e texturas, o resultado é um cantinho acolhedor e prático, perfeito para brincar e manter tudo em ordem.
“Sempre é possível criar um lugar divertido e acolhedor, ainda que seja pequeno”, explicam as proprietárias do Lá Na Teka.
Brinquedoteca integrada a outros ambientes
Se não tem um cômodo “extra” para fazer um espaço para as crianças, uma solução inteligente é montá-lo na sala de estar ou no próprio quarto.
Nesse caso, as profissionais sugerem: “Como a brinquedoteca passa a fazer parte do projeto, ela deve ser pensada para acompanhar o estilo dos outros ambientes“, dizem, de modo em que os móveis e as cores harmonizem com o restante da casa.
Design e funcionalidade no espaço kids
Um dos maiores desafios na hora de montar uma brinquedoteca em casa é encontrar um equilíbrio entre a estética e a praticidade. Para isso, uma dica infalível do Lá Na Teka é reproduzir elementos de design e acabamento de outros ambientes da casa, criando uma unidade no projeto.
Ou seja, se em outros cômodos a madeira é um material em destaque, a mesma pode se repetir no espaço kids, como foi feito no projeto a seguir:
O design também desempenha um papel de organização do ambiente. Repare que, neste projeto, as estantes para guardar brinquedos são baixas e ficam ao alcance das crianças, estimulando a autonomia.
Já os armários brancos superiores, que vão de ponta a ponta, são de difícil acesso e esteticamente “invisíveis” para os pequenos, podendo funcionar como armazenamento para itens de pouco uso ou para o estoque de materiais que exigem a supervisão de adultos.
Iluminação ideal para a brinquedoteca
A iluminação é uma questão essencial no quesito funcionalidade. De acordo com as profissionais do escritório, a luz natural é sempre a melhor pedida, enquanto a artificial deve ser usada estrategicamente, como ilustra o projeto acima.
O lugar escolhido para essa brinquedoteca foi um quintal coberto por um teto de vidro, que permite a entrada da luz solar. A iluminação artificial, neste caso, foi feita com um sistema de trilho com spots direcionáveis, instalados no alto da parede. Em dias nublados ou durante a noite, este sistema garante que o espaço continue claro, seguro e utilizável.
“O ideal é que tenha uma iluminação direta para as atividades como pintura, jogos e até para as lições de casa, e uma luz indireta para momentos de relaxamento”, explicam.
A segunda opção pode ser feita com o uso de arandelas de parede, luminárias de piso e abajures, resultando em uma atmosfera acolhedora para os pequenos.
Brinquedoteca para todas as idades
Para garantir a diversão em diferentes fases da vida, algumas estratégias são essenciais. Neste projeto, a arquiteta Daniela Saliba pensou o ambiente para acompanhar o crescimento das crianças da casa, de 6 e 2 anos.
Estantes, nichos e mobiliários fixos têm design neutros, podendo ser usados para guardar brinquedos hoje e livros amanhã. Itens decorativos infantis, como o MDF em formato de casinha, a mesa em tamanho reduzido e a caixa de areia são elementos removíveis, podendo ser trocados com facilidade no decorrer dos anos.
Com essa estratégia, é a pintura e a decoração que ditam o tom e a temática do ambiente, como explicam as profissionais do Lá Na Teka: “Conforme a criança cresce, uma simples troca de papel de parede e de acessórios já dão uma cara nova para o espaço, evitando reformas frequentes”.
Nesses quartos infantis, a ilustração nas paredes traz personalidade e reflete o gosto pessoal das crianças. “O primeiro tem como tema ‘Uma viagem espacial’, enquanto o segundo é inspirado em ‘Dinossauros’, criando espaços lúdicos e envolventes para eles”, explica Paula Neder, a arquiteta responsável pelos projetos.
Brinquedoteca segura para crianças
Ao montar um ambiente para crianças, a segurança deve estar em primeiro lugar. A boa notícia é que trazer proteção para os pequenos não precisa ser sinônimo de privá-los de autonomia, de acordo com o Lá Na Teka.
“Janelas com peitoril baixas, quinas arredondadas e a proximidade do espaço com piscinas são pontos a serem avaliados”, explicam. Outras questões de segurança destacadas pelas profissionais podem ser visualizadas no projeto: “Mobiliário com altura adequada, desenvolvendo a independência com segurança e telas de proteção nos mezaninos“.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 cores de batom que rejuvenescem o sorriso e disfarçam linhas de expressão
5 bases que rejuvenescem a pele e estimulam a produção de colágeno
Usar essas 5 cores pode indicar problemas de autoestima
5 máscaras de cabelo que dão hidratação de salão sem sair de casa
Glow em alta: o segredo por trás da pele iluminada e hidratada







