PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“Nós, Madalenas”: fotolivro evidencia os diversos significados do feminismo

A obra, da fotógrafa Maria Ribeiro, também debate temas como representatividade e corpos reais

Por Beatriz Lourenço
10 dez 2024, 17h00
O fotolivro "Nós, Madalenas", da fotógrafa Maria Ribeiro evidencia os diversos significados do feminismo
O fotolivro "Nós, Madalenas", da fotógrafa Maria Ribeiro evidencia os diversos significados do feminismo (Maria Ribeiro/Divulgação)
Continua após publicidade

No início da carreira de Maria Ribeiro, quando cursava audiovisual, a fotógrafa sentiu um incômodo que partia não só das aulas, mas também dos trabalhos que participava no meio publicitário: todas as imagens de mulheres eram manipuladas – ajustavam o corpo, a pele e até as pequenas marquinhas ou manchas de nascimento.

“Até hoje acho que as pessoas têm um pouco de dificuldade de entender o nível de irrealidade dessas fotografias. Eles não tiram uma estria no Photoshop, mas puxam, esticam, mudam as proporções e os biotipos”, reflete à CLAUDIA.

Naquele momento, o termo “feminismo” estava crescendo nas redes sociais, ampliando os significados da pauta. Foi aí que Maria teve a ideia de convidar mulheres a escreverem o significado da palavra em seus corpos e fazer um clique em preto e branco. O resultado foi parar no Tumblr, uma plataforma online que viralizou nos anos 2000.

O fotolivro

“Quando vi, mais de 50 mil pessoas acessaram meu trabalho e muitas delas queriam ser fotografadas. Fiz esse projeto ativamente durante dois anos e lançamos o primeiro livro“, conta. “Depois o projeto teve um hiato grande e, há alguns anos, retomei em outra configuração – convidando pessoas que sei que têm uma história com o feminismo e divulgam sua necessidade.”

É essa produção recente que dá vida a nova edição de “Nós, Madalenas”, publicado pela Editora de Cultura e com lançamento previsto para o dia 12 de dezembro. A obra conta com fotos de personalidades como Sonia Guajajara, Tati Bernardi, Iana Villela, Renata Corrêa, entre outras. 

Continua após a publicidade

A obra é uma celebração visual da diversidade de histórias femininas, que aborda questões de identidade, corpo e empoderamento. “Ao contrário da primeira edição, que tinha muito sobre amor e acolhimento, essa fala sobre a indignação com a misoginia, com o machismo e com o patriarcado. Considero isso importantíssimo porque a indignação traz movimento e mudança”, reflete.

Segundo Maria, a premissa do projeto é tirar as mulheres do espaço de objeto e trazê-las para um lugar de autonomia e de protagonistas de seus próprios corpos. Para os leitores, a ideia é que consigam entender o feminismo como uma saída de situações e sentimentos como isolamento, inadequação e sobrecarga. 

O fotolivro

“Esse é o bonito da arte: comecei a fazer isso como uma forma de cura pra mim, mas acaba sendo cura para todas nós.”

Continua após a publicidade

Na data de lançamento, haverá um evento na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo, das 18h às 21h. O debate conta com a mediação de Carol Ito e as convidadas Dri Ferreira, Maria Carolina, Sofia Menegon, Helô D’Angelo, Verônica Oliveira e Anna Virgínia, – todas fotografadas para o livro –, promovendo um espaço de conversa e troca sobre representatividade.

 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.