Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os galãs dos doramas fazem tanto sucesso entre as brasileiras?

Fãs de dorama idealizam relacionamentos perfeitos após consumir as produções coreanas

Por Pedro Morani
17 set 2024, 17h00
Galãs dos doramas
Os fãs de dorama, mais do que nunca, desejam encontrar homens na vida real que se assemelhem aos personagens masculinos das produções coreanas.  (Jornal Pequeno/Reprodução)
Continua após publicidade

Não é de hoje que os doramas (séries de drama japonesas e coreanas) caíram nas graças das brasileiras. Com roteiros bem definidos e drama exagerado, os episódios oferecem uma boa mescla entre as convencionais estruturas narrativas norte-americanas e a extravagância típica das novelas brasileiras (o que obviamente agrada muito o público nacional). Porém, não são apenas as histórias melodramáticas que chamam a atenção dos fãs: os galãs dessas produções também fazem um enorme sucesso, sobretudo entre as mulheres.  Mas por qual motivo isso acontece? Entenda a seguir:

Por que os galãs dos doramas são tão amados?

Uma característica comum dos doramas é a presença dos idols, famosos cantores de K-POP, como personagens principais (algo que atrai ainda mais espectadores). Majoritariamente, esses astros estão envolvidos em tramas de romance. Porém, há um diferencial: ao contrário do que estamos habituados na vida real, os homens aqui são amorosos, possuem senso estético e estão sempre presentes nas dinâmicas familiares.

Tal trato carinhoso e afetivo com as parceiras da ficção acaba despertando a vontade de “ter um desses” em casa. Esse é o caso da professora Cecília Aparecida, que assim como grande parte do público, se viu apaixonada tanto pelos doramas quanto pelos homens retratados neles.

Todavia, há um adendo: criar idealizações baseadas em obras televisivas pode interferir em nossa percepção acerca dos relacionamentos na vida real. Uma prova disso é que, nas redes sociais, vem sendo cada vez mais comum observar mulheres compartilhando dicas sobre como arranjar um namorado coreano. O movimento, sem dúvidas, fortalece uma onda de estereótipos. A crença é de que não exista nenhum “bom partido” no Brasil.

“Acabo criando algumas expectativas que eu nem percebo que são exageradas para a realidade. Mas tento me policiar muito quanto a isso”, explica a professora.

Continua após a publicidade

Agora, claro, nem tudo é negativo: por mais que a criação de expectativas inalcançáveis possa ocorrer, os doramas também ajudam o público feminino a desenvolver padrões mais altos de relacionamento.

“Não vou mentir. Creio que, se entrasse num relacionamento, eu super reproduziria algumas cenas que vejo nos doramas. Acho super fofo”, brinca Cecília. Mesmo assim, ela declara ter consciência de que os galãs só existem na ficção, e pensar o oposto sempre poderá gerar frustrações.

“Amo eles e admiro o trabalho, mas não acho que daria certo. Eu provavelmente me decepcionaria por criar expectativas irreais”. conclui.

A seguir, você confere alguns dos principais galãs dos doramas:

Lee Jun-ho

Cantor da boy band sul coreana 2PM, iniciou sua carreira como ator no filme Cold Eyes (2013) e, desde então, vem ganhando força na atuação. Em “Sorriso Real“, ele vive o herdeiro Goo Won, que se apaixona por uma funcionária, Cheon Sa-rang, numa trama onde amor e ódio andam lado a lado.

Galã do dorama
Lee Jun-ho, galã do dorama “Sorriso Real”. (revista koreaIN/Reprodução)

Song Joong Ki

Foi nomeado ator do ano em 2012 e 2017 pela Gallup Korea. Em “Vincenzo“, ele dá vida a um advogado coreano que vive na Itália desde os oito anos, e trabalha para uma família de mafiosos. Enquanto traça um plano de vingança por acontecimentos passados, se apaixona por uma colega de profissão, Hong Cha-Young.

 

Galã do dorama Vincenzo, Song Joong-Ki
Ator Song Joong Ki, personagem principal do dorama Vincenzo. (@gettyimages/Reprodução)

Kim Ro Woon

Ex integrante da boy band SF9, atualmente segue como ator em alguns doramas. Em “Nosso Destino“, ele vive o advogado bem sucedido Jang Shin-yu. Contudo, apesar do sucesso na carreira, ele é confrontado com uma maldição. A servidora pública Lee Hong-jo é a única que tem a cura para esse fardo. Inevitavelmente, os dois acabam se apaixonando.

Galã de dorama
Kim Ro Woon, galã do dorama “Nosso Destino” (@JTBC/Reprodução)

Song Kang

Diferente dos outros, ele não iniciou sua carreira na música, e sim na atuação. Em “Meu Demônio Favorito“, ele interpreta Gu-won, o demônio, que se envolve com Do-hee, uma jovem herdeira de um conglomerado. O romance também é uma forma de Gu-won recuperar seus poderes.

Continua após a publicidade
Galã de
Song Kang, galã do dorama “Meu Demônio Favorito”. (noveen/Divulgação)

 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.