Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com flexibilização da quarentena, exposições de arte começam a reabrir

Novas regras para exposições de arte incluem restrição de público. Por segurança, a ordem é passar menos tempo em prédios fechados e mais ao ar livre

Por Letícia Paiva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 set 2020, 10h00
Uma das primeiras instituições a reabrir, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro exibe mostra sobre a obra dos designers Irmãos Campana (Fernando Lazlo/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Centros culturais, galerias e instituições de arte estão entre os últimos endereços a reabrir na flexibilização da quarentena. O Rio de Janeiro iniciou este mês essa fase, mas com cautela. O Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) reduziu a capacidade de visitantes e só abrirá quatro vezes por semana, além de oferecer agendamento online para percursos guiados, garantindo desse modo mais controle dos grupos. A partir de agora, a entrada não tem valor fixo, mas pede uma contribuição voluntária – assim, espera-se fomentar a participação do público no incentivo à cultura, que passa por um momento duro. A área externa ganha mais atenção: toda noite há projeção de um filme do artista Thiago Rocha Pitta nas paredes de vidro, vistas por quem passa, uma maneira de fortalecer a conexão entre o museu e a cidade.

AMILCAR DE CASTRO
A escultura do designer mineiro Amilcar de Castro está exposta em uma fazenda no interior de São Paulo, lugar para visitar fugindo de aglomerações (Novos Rumos/Divulgação)

Levar a arte para fora das galerias, expondo em áreas abertas, também foi uma das reinvenções em São Paulo. Uma fazenda em Itupeva, a 80 quilômetros da capital, recebe até 25 de outubro esculturas de artistas como Amilcar de Castro, Elisa Bracher, Hugo França e Iole de Freitas na mostra gratuita Novos Rumos, que exige agendamento (contato@arthomage.com.br). É um escape do isolamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.