CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Mousse, brigadeiro e mais: receitas de sobremesas veganas para se deliciar

Ive Luz, criadora do canal VegTube, ensina o passo a passo de sobremesas veganas para fazer em casa

Por Da Redação Atualizado em 5 ago 2022, 15h09 - Publicado em 6 ago 2022, 08h58

Para quem não consome derivados de origem animal, muitas vezes não é tão fácil contar com as opções de sobremesas veganas disponíveis no mercado. Afinal, veganos também adoram um docinho para melhorar o dia, não é mesmo?

Além de receitas salgadas já ensinadas por aqui, preparamos dessa vez algumas dicas de doces sem leite, ovos e outros ingredientes não consumidos no estilo de vida vegano.

Ive Luz, criadora do canal VegTube, ensina o passo a passo de uma deliciosa mousse de maracujá, um brigadeiro prático e ainda uma clássica canjica – tudo vegano! E o melhor de tudo é que são receitas de preparo fácil e poucos ingredientes, ou seja, uma boa pedida para adoçar o final de semana sem perder tempo. Veja a seguir!

MOUSSE DE MARACUJÁ VEGANO

Receita de mousse de maracujá vegana
Receita de mousse de maracujá vegana | Foto: VegTube/Divulgação

Ingredientes
1 xícara de castanha-de-caju demolhada
1 xícara de tofu firme drenado
¼ xícara de óleo de coco sem sabor
1 xícara de suco de maracujá concentrado
½ xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
2 xícara de aquafaba em neve (substituto vegano das claras)

Modo de Preparo
Em um liquidificador coloque a castanha de caju, o tofu bem espremido com um coador de voal (para ficar o mais sequinho possível), o óleo de coco, suco de maracujá concentrado, açúcar e a pitada de sal. Bata bem todos  esses ingredientes até obter uma textura lisa e uniforme (aproximadamente 5 minutos batendo). Transfira o creme para uma tigela e acrescente a aquafaba em neve, mexendo lentamente para todos os ingredientes incorporarem. Transfira para um travessa e leve para geladeira por pelo menos 3 horas para ficar bem firme. Antes de servir, decore com uma calda de maracujá. Sirva gelado.

BRIGADEIRO VEGANO

Receita de brigadeiro vegano
Receita de brigadeiro vegano | Foto: VegTube/Divulgação
Continua após a publicidade

Ingredientes
1 ½ xícara de inhame cozido
½ xícara de açúcar de coco
½ xícara de água
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga de coco
1 xícara de chocolate 60 a 70% vegano
Suco de ½ limão 

Modo de preparo
Em um liquidificador adicione o inhame cozido, açúcar, água e uma pitada de sal. Bata bem até obter uma textura lisa e uniforme. Em uma panela, adicione a manteiga, o creme batido no liquidificador, as gotas de chocolate e o suco de limão. Mexa bem e deixe reduzir por aproximadamente 10 min (após levantar fervura), sempre mexendo. Desligue o fogo, transfira a massa para um prato e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas para endurecer, de preferência coberto com um plástico filme. Após esse período, unte a mão com óleo de coco sem sabor, pegue uma porção com a colher e forme bolinhas. Cubra com chocolate granulado e coloque nas forminhas. Armazene na geladeira até o momento de servir.

CANJICA

Receita de canjica vegana
Receita de canjica vegana | Foto: VegTube/Divulgação

Ingredientes
1 xíc de canjica
1 litro de água
4 cravos da índia
1 pau de canela
1 xíc de leite vegetal
1 garrafinha 200ml de leite de coco concentrado
¼ xíc de açúcar cristal ( ou demerara)
1 pitada de sal
Raspas de 1 laranja 

Modo de preparo
Numa tigela, coloque a canjica e cubra com 3 xícaras de água. Tampe com um prato e deixe de molho por 12 horas. Após o demolho, descarte a água e transfira a canjica para a panela de pressão, acrescente 1 litro de água. Leve ao fogo, com a panela tampada e quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Deixe sair toda a pressão da panela, abra a tampa e adicione o leite vegetal, o leite de coco concentrado, o açúcar, canela, os cravos e a pitada de sal. Volte a panela sem a tampa ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até o caldo engrossar levemente. Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela, polvilhe com as raspas de laranja e sirva a seguir. 

Continua após a publicidade

Publicidade