5 receitas fáceis e matadoras de molho de tomate
Chega de comprar aquelas coisas prontas esquisitas - o segredo está em guardar direitinho para ter sempre.
A gente sabe que cozinhar pode não ser o talento escondido de muita gente, principalmente quando você mora sozinha e tem que fazer isso todos os dias. Muitas vezes, aqueles itens prontos para serem consumidos são muito mais rápidos e práticos que preparar em casa o mesmo prato. Uma das receitas mais versáteis da gastronomia é o molho de tomate, que vai bem em tortas, massas, carnes e, claro, na pizza! O lado bom destas sugestões é que elas são fáceis de preparar em casa e combinam com o seu paladar. Escolha a sua, compre um pote e tenha sempre aquele molho curinga no seu congelador .
1. Molho de tomate fresco
Ingredientes
- 2 latas de tomate pelado
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de alecrim picado
- Folhas de manjericão a gosto
- Salsinha picada a gosto
- 1 colher (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a cebola, alho e alecrim picado junto da manteiga e do azeite, refogando bem. Adicione o tomate e o açúcar, mexendo para incorporar os ingredientes. Deixe reduzir até ficar mais espesso. Sirva com manjericão e salsinha picados.
Rendimento: 500ml
Forma de armazenamento: guarde em potes plásticos com tampa e congele no freezer por até 3 meses.
Receita do chef Eduardo Talarico, do Boteco São Bento.
2. Molho de tomate italiano
Ingredientes
- 1kg de tomate italiano
- 1kg de cebola roxa
- 1 xícara (chá) de azeite extra virgem
- ½ xícara de manjericão
- Água
Modo de preparo
Corte os tomates em cruz e coloque em uma panela com água fervendo. Deixe por alguns instantes, retire e coloque em uma bacia com gelo. Em seguida retire toda a pele do tomate e as sementes. Corte-os em cubos e as cebolas em fatias bem finas, para que desmanchem durante o cozimento. Em uma panela coloque o azeite, a cebola e leve ao fogo baixo, até que a cebola solte um perfume doce. Em seguida, acrescente os tomates e tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo médio por mais ou menos uma hora – se precisar acrescente água para não queimar. Quando o molho atingir a consistência deseja, acrescente o manjericão, mexa mais um pouco e desligue o fogo.
Forma de armazenamento: em uma vasilha de vidro por até 15 dias conservado em geladeira
Receita da chef Alessandra Furtado, do restaurante Vitelo’s – a arte da carne
3. Molho rústico de tomates
Ingredientes
- Ingredientes
- 1kg de tomates italianos bem maduros
- 1 fio de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 cenoura ralada
- Sal a gosto
- Pimenta do reino
- 1 folha de louro
- Água para ferver
Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela com água, suficiente para cobrir os tomates, até ferver. Enquanto isso, lave-os muito bem em água corrente e faça um leve corte em formato de cruz na parte debaixo de cada tomate. Coloque-os na água fervente e deixe por 30 segundos. Isso vai fazer com que a pele saia facilmente. Retire-os da água quente e coloque em outro recipiente, dessa vez com água gelada e retire a pele.
Corte os tomates em quatro partes, retire o excesso das sementes, o miolo branco e a “tampinha” dele. Leve os pedaços ao fogo baixo, sem água (isso mesmo, sem água) apenas polvilhado com algumas pitadas de sal. Os tomates vão, naturalmente, liberando água que vai secar enquanto o tomate se desfaz, tornando seu molho mais uniforme. Isso deve levar cerca de 30 minutos.
Em outra panela aquecida e com azeite, frite a cebola até que fique dourada. Acrescente a cenoura ralada e mexa por mais 1 minuto. Acrescente o tomate, acerte o sal e tempere com pimenta do reino e a folha de louro. Ah! A cenoura é a grande dica: ela é ótima para equilibrar a acidez do seu molho, sem que você precise apelar para a famosa pitada de açúcar (que só deixa o molho mais adocicado, na verdade).
Esse molho ficará no fogo por mais ou menos 20 minutos, em fogo sempre baixo. Fique de olho para não grudar. Quando chegar a textura desejada é hora de servir.
Rendimento: 4 porções
Validade: 48h em geladeira e 3 meses no freezer.
Acondicionamento: na geladeira, armazene preferencialmente em uma vasilha plástica com tampa ou em um vidro esterilizado com tampa, que possa também ser levado ao freezer por até 3 meses.
Receita da Hellen Araújo, ex-participante do Masterchef
4. Molho de tomate sem azeite nem manteiga
Ingredientes
- 4 tomates italianos maduros
- 1 lata (400 g) de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 4 cabeças de alho
- 1/2 cebola
- 1 pitada generosa de açúcar
- 1 cenoura
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
Lave e retire a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, faça um corte em x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico fará com que a pele se desprenda. A partir do corte em x puxe e descarte a pele.
Em uma tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Coloque três colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte o alho e deixe virar uma pasta. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar em fogo médio.
Dica do chef: adicione uma cenoura inteira para tirar a acidez do molho. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Desligue o fogo e sirva. São diversas as opções de pratos que podem ser feitas com o molho.
Receita do chef Bruno, do Cantucci Bistrô
5. Molho de tomate para pizza
Ingredientes
- 2 kg de tomate italiano bem maduro
- 2 maços pequenos de manjericão
- 2 dentes pequenos de alho
- Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque para aquecer uma panela com água. Em uma vasilha, coloque água e gelo. Tire o miolo do tomate com cuidado para não tirar em excesso, e, no fundo do mesmo, faça um corte em cruz. Quando a água levantar fervura, com auxílio de uma peneira resistente ao calor, coloque os tomates por 20 segundos na água quente, retire da água quente e transfira para a vasilha com água e gelo para interromper a cocção. Feito este processo, tire a casca do tomate e as sementes.
Para finalizar, duas possibilidades:
1. Pode colocar os tomates dentro de um liquidificador em modo Pulsar para não liquefazer o molho.
2. Pode colocar em uma panela, levar ao fogo, mexer com calma e cuidado até que o mesmo se desfaça por completo e/ou a seu gosto.
Para temperar
Bata junto o alho e algumas folhas com pequenos galhos de manjericão, um pouco de azeite (suficiente para cobrir metade dos ingredientes) para fazer um pesto. Depois de pronto, adicione o pesto a gosto ao molho de tomate e sal a gosto.
Armazenamento: o molho de tomate não usado na hora pode ser usado dentro de três dias se mantido na geladeira em recipiente fechado.
Rendimento: 1,2kg. Para pizza, usar 100g por disco
Receita de Bráz Pizzaria