Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

11 benefícios do chocolate para a saúde (e para a alma!)

Ele não é um vilão não!

Por Gabriela Kimura Atualizado em 21 jan 2020, 20h40 - Publicado em 8 jul 2015, 17h49

Sim, o chocolate amargo já é um conhecido amigo da nossa saúde. Acima dos 55% de cacau, as vantagens são muitas! O problema é que nem sempre esse tipo vai satisfazer a sua vontade… Então, não se preocupe: escolha o seu favorito e pense em cada uma dessas razões para beneficiar seu corpo de muitas maneiras!

1. Tem toda uma química equilibrada por trás da sua composição

Algo que é composto de açúcar, leite, cacau e substâncias como flavonoides e triptofano só pode ser algo bom. Mesmo que tenha um pouco mais de gordura do que é bom, os sabores são realmente equilibrados – e você consegue sentir todos!

2. Te faz sentir apaixonado

Sim, a gente se sente melhor com um pedacinho de chocolate (ou uma barra). E essa sensação também está relacionada a mesma que temos quando estamos amando alguém. Cafeína, açúcar e feniletilamina, o “hormônio da paixão”, compõe essa calorosa delícia. E a feniletilamina é a substância que faz seu coração bater um pouquinho mais rápido, a sua respiração ficar levemente acelerada e baixar a guarda. Amor = chocolate!heart

3. É “afrodisíaco”

Mesmo que não seja comprovada a relação entre o chocolate e o tesão de fato, ele ainda é afrodisíaco em outros aspectos. Vale lembrar que ele cria aquela sensação de estar apaixonada. E vamos combinar que tudo que envolve chocolate é realmente sexy: um fondue à dois, uma ideia diferente no quarto, bombons espalhados pela cama…

4. Faz bem para a saúde

Já foi comprovado que o chocolate tem muitos benefícios para a saúde: ajuda no estresse, no humor, contra doenças cardiovasculares, AVC… E o melhor de tudo é que precisa ser consumido todos os dias para promover essas vantagens no corpo. “O fundamento do alimento funcional é consumir todo dia. O organismo só cria essa proteção se a adição é frequente”, ensina a nutricionista Thaís Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein. Claro que o chocolate amargo é o mais indicado nessas horas e tem um ótimo motivo para tal: “o benefício vem da amêndoa do cacau que é transformada em uma espécie de torta, rica em flavonoides. Os outros tipos têm menor quantidade dessa substância, a principal aliada”.

5. Aguça os sentidos

Você usa todos os seus sentidos para comer o chocolate. Não é só o paladar não: o olfato reconhece o aroma, o tato percebe a temperatura que derrete o chocolate e a visão fica maravilhada com aquele bombom. Tudo isso acontece simultaneamente!

6. É um alimento de conforto

Continua após a publicidade

Sim, todos nós temos algo que adoramos comer e nos traz uma sensação boa. Se o seu caso de amor é o chocolate, fique tranquila! Ele é liberado na dieta, em todas as suas formas. “As dietas hoje em dia não são mais restritivas. A questão é entender qual o melhor momento para incluir aquilo e quanto deve ser consumido. O metabolismo individual é muito importante”, explica a nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, Thaís Lima.

7. Estimula a memória afetiva

A dopamina, uma das substâncias liberadas pela ingestão de chocolate, nos ajuda a lembrar e criar associações positivas para a nossa sobrevivência. Toda vez que você comer um chocolate e se sentir bem, a relação é reforçada e também o que levou a essa sensação. Digamos: você está com seus amigos vendo um filme e comendo alguns bombons, se divertindo e feliz. Inconscientemente o chocolate fica associado como uma boa resposta para a sua diversão!

8. Te ensina a compartilhar

Quer lição maior de vida do que abrir seu chocolate favorito e ter que dividir com todo mundo que está no ambiente?

9. Te transforma o chocolatier oficial dos seus amigos

É tudo igual? Pelo amor, não! Você aguça o seu paladar a ponto de identificar de onde vem aquele chocolate, a marca, o tipo, o ano, a safra… Quando gostamos muito de alguma coisa, queremos aproveitá-la de todas as maneiras. Então, nada mais lógico do que gastar uma graninha a mais em criações limitadas e verdadeiras obras de arte de grandes chefs chocolatiers. E os seus amigos querem um pedacinho dessa sabedoria!

10. É extremamente versátil

Já ouviu falar em pudim, brownie, biscoito, bolo, torta, musse, creme, pavê, sorvete? Aliás, o cacau em pó acima de 50% também é uma ótima fonte! “Combine o cacau com banana, principalmente para melhorar o humor. Ambos alimentos têm o triptofano. Iogurte, frutas secas e granola também deixam o chocolate mais saboroso e saudável”, aconselha a nutricionista. Confira aqui receitas irresistíveis com chocolate.

11. Contribui para a economia do país

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais produz cacau no mundo todo? Aqueles chocolates belgas que tanto amamos degustar também são feitos com a matéria-prima brasileira! E você consumindo o seu ajuda todo mundo.

Continua após a publicidade
Publicidade