PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chef mexicana Elena Reygadas é eleita a melhor do mundo

A premiação The World’s 50 Best Restaurants 2023 elegeu a chef do Rosetta como o grande destaque de 2023

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2023, 12h08 - Publicado em 18 abr 2023, 11h16
A chef Elena Reygadas, do restaurante mexicano Rosetta, é eleita a melhor do mundo
A chef Elena Reygadas, do restaurante mexicano Rosetta, é eleita a melhor do mundo (Foto: Ana Hop/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma das figuras mais importantes da gastronomia atual, a chef mexicana Elena Reygadas acaba de receber o título de melhor chef mulher do mundo de 2023 pela renomada premiação The World’s 50 Best Restaurants.

Desde 2010 a chef comanda o restaurante Rosetta, localizado no bairro Roma, na Cidade do México. Em 2014, Elena Reygadas chegou a ser eleita a melhor chef mulher da América Latina. Desde então, ela se tornou uma das figuras mais importantes da gastronomia mexicana.

Biodiversidade mexicana

Além do talento na cozinha, seu trabalho ganhou reconhecimento por levantar a bandeira da biodiversidade mexicana e da produção sustentável. Durante o evento da premiação, Elena foi homenageada por sua dedicação à preservação da biodiversidade indígena, por defender as mulheres na gastronomia mexicana e ajudar a abrir caminho para as chefs do futuro.

Recentemente, Elena lançou recentemente um programa de bolsas de estudos voltado para mulheres no México com o objetivo de promover maior paridade de gênero nas cozinhas.

Com o objetivo de defender a igualdade de oportunidades e fortalecer a liderança das mulheres mexicanas no mundo gastronômico, a bolsa ‘Beca Elena Reygadas’ está disponível para estudantes do país que foram aceitas em uma escola de culinária.

Continua após a publicidade
A chef Elena Reygadas, do mexicano Rosetta
A chef Elena Reygadas, do restaurante mexicano Rosetta, é eleita a melhor do mundo (Foto: Ana Hop/Divulgação)

Vindo de uma família numerosa, a chef mexicana aprendeu a cozinhar quando criança e depois passou a estudar Literatura Inglesa na Universidade Nacional Autônoma do México.

Nesse meio tempo, nunca deixou de cozinhar: Reygadas trabalhou em restaurantes durante seus estudos e continuou a cozinhar em casa; vários anos de prática dedicada a levaram a se tornar chef após terminar a universidade. Estudar em Nova York rendeu à chef quatro anos em Londres sob a tutela do chef italiano Giorgio Locatelli, antes de retornar à Cidade do México para abrir o Rosetta, hoje celebrado como um dos melhores da cidade.

Continua após a publicidade

Rosetta

Localizado no bairro de Roma, o restaurante foi inaugurado em 2010 com a proposta de um menu que renovasse os preparos tradicionais mexicanos. Com uma oferta que muda diariamente graças ao foco em ingredientes locais sazonais provenientes de pequenos produtores, a casa conquistou o 60º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo de 2022 (The World’s 50 Best Restaurants 2022) e o 37º na lista dos melhores da América Latina de 2022.

Interior do restaurante Rosetta, na Cidade do México
Interior do restaurante Rosetta, na Cidade do México (Foto: Maureen Evans/Divulgação)

Entre suas especialidades estão massas feitas à mão, como a hoja santa tortelinni, mas destacam-se ainda pratos como pistachio pipián, romeritos taco e tamal de milho fresco servido com creme defumado quente pratos que buscam elevar e celebrar os ingredientes indígenas.

Continua após a publicidade

O Rosetta conta ainda com uma padaria anexa, que fornece pão para muitos dos principais restaurantes da Cidade do México, e mais: Reygadas também administra o restaurante mexicano casual Lardo e o bistrô Café Nin, ambos na capital.

Seu primeiro livro de receitas foi publicado em 2019, com foco não apenas nas receitas e na filosofia por trás delas, mas também nos ingredientes mexicanos, em especial no ambiente e nas tradições que os moldam.

Taco de couve lombarda, com pistacho pipian e romeritos
Taco de couve lombarda, com pistacho pipian e romeritos (Foto: Maureen Evans/Divulgação)
Continua após a publicidade

The World’s 50 Best Restaurants 2023

O título de melhor chef mulher é o primeiro de uma série de prêmios pré-anunciados antes da cerimônia oficial da The World’s 50 Best Restaurants 2023, que acontece em Valência no próximo mês de junho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.