Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Stéphanie Habrich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Stéphanie Habrich é empreendedora, apaixonada pelo mundo da educação e do jornalismo infantojuvenil. Fundadora do Joca, único jornal para jovens e crianças do Brasil, ela vai abordar aqui na coluna temas que interligam o contato com as notícias desde a infância e a educação, sempre pensando em como podemos ajudar nossos filhos a serem cidadãos com pensamento crítico.
Continua após publicidade

Eneagrama: mais uma ferramenta para o autoconhecimento

Além de ser usada individualmente, essa técnica pode ser aplicada dentro das empresas, ajudando na gestão e na liderança de equipes

Por Stéphanie Habrich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 out 2023, 11h29

São muitas as técnicas e formas de se autoconhecer e buscar a melhor versão de nós mesmos. Minha curiosidade me levou (e continua me levando) a conhecer algumas. Com umas me conecto bastante, com outras, nem tanto. Mas todas me encantam. Acho admirável que existam tantas teorias diferentes que levem para o mesmo objetivo: o de se conhecer da pele para dentro. Recentemente tive um primeiro contato com o Eneagrama, uma ferramenta antiga, criada há mais de 5 mil anos no Oriente e que foi trazida para o Ocidente no início do século. Quem me falou sobre ela foi Marina Bueno, que estuda essa técnica desde 1998.  

O Eneagrama tem o objetivo de nos ajudar a encontrar a nossa essência. Segundo Marina, ao longo da vida, para nos adaptarmos ao mundo, vamos criando a nossa personalidade, que recebe influência da nossa família, dos amigos e da cultura do lugar onde vivemos. Essa personalidade é a forma como nos apresentamos na sociedade.

Eneagrama
Eneagrama traz 9 tipos de personalidade. (daniela-designs/Getty Images)

9 tipos de personalidades possíveis, que são representadas em um símbolo de 9 pontos, onde cada ponto representa um traço de personalidade distinto. Cada um tem suas virtudes e vícios. “Ao conhecer o Eneagrama você vai ver quem é você, quais são as suas atitudes, os pontos fracos, os pontos fortes e vai poder se desenvolver naquilo que você é bom e corrigir aquilo que você não é tão bom”, diz Marina.

O Eneagrama funciona como um espelho que reflete quem somos verdadeiramente. Ele oferece um mapa para explorar nossas motivações, desejos e reações diante dos desafios da vida. 

Continua após a publicidade

Para evoluirmos é preciso que reencontremos nossa essência e, segundo o Eneagrama, isso pode ser feito ao experimentarmos as virtudes de todas as nove personalidades. Com certeza não é uma jornada fácil, mas saber o caminho a seguir, no meu entender, é uma grande vantagem.

O Eneagrama dentro das empresas

O Eneagrama não se limita ao mundo pessoal, também pode ser usado no mundo corporativo. É uma ferramenta poderosa para gestão de empresas. Há até um guia criado por professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, falando sobre esse tema. 

Segundo Marina, ao aplicar o Eneagrama em empresas, é possível analisar aspectos como organização, comunicação, finanças e direção. Cada número representa um aspecto da empresa e essa análise profunda pode ajudar a identificar problemas e áreas que precisam ser aprimoradas. “O Eneagrama não apenas revela como a empresa está funcionando, mas também sugere caminhos para a melhoria”, afirma a especialista.

O Eneagrama é um grande aliado das lideranças, pois ajuda a entender o jeito de ser e reagir de cada integrante da equipe. Isso permite tratar cada pessoa de forma mais individualizada e auxilia a empresa a obter os melhores resultados.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, o funcionário que conhece o eneagrama e sabe o traço de seu chefe, pode criar formas mais eficientes de se comunicar no dia a dia de trabalho.

Sigamos melhorando

O que mais me surpreendeu nessa técnica de autoconhecimento é que vai além do autoconhecimento, apresenta o caminho para a evolução. A resposta está na própria figura do Eneagrama. 

Dependendo do tipo de personalidade, haverá sempre o caminho mais fácil de seguir e o mais desafiador. Enquanto o mais fácil nos coloca em um círculo vicioso, que nos mantém na mesmice, o caminho mais difícil nos impulsiona a evoluir na busca de nossa essência. 

Sabendo para onde leva cada trilha, caberá a cada um de nós dar os passos na direção desejada. Como em toda ferramenta de autoconhecimento, seguir a jornada é uma opção de cada um.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.