Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

Lavar os cabelos: qual a ordem correta da aplicação dos produtos?

Rodrigo Cintra conta tudo e ainda ensina alguns truques para você potencializar a limpeza e a hidratação

Por Rodrigo Cintra
31 out 2022, 09h36

Existe uma sequência correta de aplicação dos produtos capilares que é importante para limpar, condicionar e fechar as cutículas para que suas madeixas ganhem brilho  e fiquem saudáveis. Listei a ordem para você não errar mais; vem ver. 

Pré-lavagem

Já ouviu falar em pré-poo? Essa é uma técnica utilizada para preparar os cabelos para a lavagem, garantindo que nesse processo as impurezas sejam removidas, mas sem causar agressões. Indicado para quem tem o comprimento e pontas seca. Como fazer? Basta aplicar o óleo capilar de argan ou de macadâmia no comprimento e pontas, dar uma pausa de 10 minutos e ir para o próximo passo. 

Lavagem

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fátima Bernardes (@fatimabernardes)

O xampu é responsável por abrir as cutículas e remover as impurezas, inclusive do couro cabeludo, deixando-os soltos e cheios de movimento, como os da apresentadora Fátima Bernardes. Não pode exagerar, uma quantidade equivalente a uma moeda de um real pode ser suficiente, dependendo do tamanho das suas madeixas. Além disso, concentre o produto apenas no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos em movimentos circulares, descendo para o comprimento. E enxágue bem.  

Condicionador

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dira Paes (@dirapaes)

O condicionador vem após o xampu no dia a dia, mas quando você fizer algum tratamento, ele irá depois da máscara, pois a sua função é fechar e selar as cutículas, mantendo os cabelos hidratados por mais tempo, como os da atriz Dira Paes. Ele também deve ser aplicado a uma distância de, pelo menos, dois dedos da raiz. Lembre-se de enxaguar muito bem, pois como tem um PH ácido, se você deixar algum resíduo vai ressecar os seus fios.

Máscara de tratamento

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Preta Gil 🎤 (@pretagil)

A máscara tem a função de repor os nutrientes e a massa capilar perdida no dia a dia ou durante processos químicos. Ela deve ser aplicada nos fios úmidos a uma distância de três a quatro dedos da raiz. Para um tratamento mais efetivo e conquistar madeixas saudáveis e brilhantes, como as da cantora Preta Gil, aplique o produto, deslizando os dedos do topo até as pontas. Repita esse passo umas cinco vezes em cada mecha. Confira o tempo de pausa no rótulo e enxágue completamente. 

CC Cream 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes (@julianapaes)

Nem todo mundo tem o hábito de finalizar os cabelos com ferramentas de calor, ainda assim é essencial investir em produtos com proteção térmica e solar, para evitar danos causados pelo sol também. O CC Cream, além dessa função, ajuda a desembaraçar, nutrir e reduzir o frizz. Aplique apenas no comprimento e pontas. Para as encaracoladas, como a atriz Juliana Paes, nessa etapa vale utilizar um creme com ativação de cachos para conquistar mais volume e definição. 

Óleo reparador

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bruna Lombardi (@brunalombardi)

Para quem quer garantir que os fios fiquem mais brilhantes, nutridos e sem frizz, como os da atriz Bruna Lombardi, o óleo reparador de macadâmia e de argan é uma ótima pedida. Ele pode ser usado também na finalização. Basta aplicar algumas gotinhas nas mãos, espalhar bem e passar no comprimento e pontas. 

Nesse vídeo trago dicas de como lavar os cabelos corretamente: 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.