6 tipos de franjas para você copiar ainda este ano
Rodrigo Cintra traz inspirações de franjas curtain bangs à boho chic; confira

A franja é democrática e uma saída fácil para uma mudança no visual. Em qualquer corte de cabelo, ela traz um ar mais jovial e descomplicado. Mas, entre tantos tipos, qual escolher, Cintra? Vai depender do seu tipo de rosto, textura de cabelo e de uma boa conversa com o seu cabeleireiro. Por isso, trouxe alguns modelos para você se inspirar.
1. Curtain bangs
Curtain Bangs ou franja cortininha, recebe esse nome por conta da abertura no centro da testa, que faz com que as mechas fiquem repartidas para os lados, lembrando o movimento de uma cortina quando se abre, emoldurando o rosto.
Ela começa mais curta no centro da testa e ganha comprimento nas laterais. A forma como o cabelo cai próximo aos olhos ajuda a destacar o olhar e ainda a disfarçar “entradas” no topo da cabeça e a impressão de fios ralos.
Se você se incomoda com linhas finas na testa, ela também pode ser uma ótima aliada. A atriz Anne Hathaway e a cantora Sabrina Carpenter já apostaram nesse visual.
2. Franja cacheada
Franjas em cabelos cacheados e crespos voltaram a ocupar o protagonismo. A atriz Taís Araújo é um exemplo de como o corte valoriza a beleza dos fios com textura. A franja pode acompanhar a textura natural e variar conforme o tipo de rosto.
Para formatos triangulares, uma franja acima das sobrancelhas traz mais leveza e harmonia. Em rostos redondos, posicione perto da maçã do rosto ou do queixo para criar alongamento. Já para os quadrados, o ideal é uma franja média ou longa, com comprimento até a altura do queixo.
3. Franja blunt
A franja blunt aquela com um corte reto, grossa e cheia, que fica acima das sobrancelhas. O acabamento bem alinhado traz um ar de sofisticação. A atriz Alice Wegmann adotou o estilo na novela Vale Tudo (Globo), mostrando como esse tipo de franja é retrô e marcante.
4. Franja longa
Para quem nunca teve uma franja e quer experimentar aos poucos, a versão longa é o caminho ideal. Como não descaracteriza o corte por completo, ela traz uma mudança mais sutil, mas que ainda assim deixa o look moderno.
Um dos seus benefícios é o alongamento do rosto, pois as mechas laterais formam uma linha vertical no caimento do cabelo. É uma opção versátil, que funciona para fios lisos, ondulados e afros. As cantoras Dua Lipa e Camila Cabello são ótimas referências.
5. Franja boho
Com inspiração no espírito livre dos anos 1960, a franja boho é composta por camadas suaves, textura leve e um acabamento naturalmente desfeito. O charme está no seu caimento fluido, nos fios desconectados e em um ar “bagunçadinho” proposital, como fez a atriz Daisy Edgar-Jones.
Embora possa abrir levemente no centro, ela não é tão marcada quanto a cortininha e tem mais irregularidade no corte, o que deixa o visual mais despojado.
6. Microfranja
Se a franja reta já é uma queridinha, a microfranja segue um caminho mais ousado. Mesmo não sendo a preferida de todas, esse estilo, com fios bem curtinhos e próximos à raiz do cabelo, traz um toque de atitude e ousadia.
A única desvantagem é que, por ser muito curta, ela exige um pouco mais de cuidado na hora de arrumar para garantir que esteja sempre bem penteada e finalizada. As cantoras Lady Gaga e Miley Cyrus aderiram ao estilo diferentão.
Quer ficar por dentro das novidades, saber mais sobre tendências de corte e de coloração? Acesse:
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.