Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Imagem Blog

Querido Pet

Por Querido Pet Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre saúde animal, novidades do mercado pet e, claro, tudo o que nossos queridos pets aprontam por aí
Continua após publicidade

Cão morre por conta do forte calor no Rio de Janeiro

A veterinária Julia Oliveira Camargo alerta sobre o cuidado com os animais nos dias quentes

Por Danielly Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 out 2020, 16h02 - Publicado em 11 jan 2019, 17h37
 (Pinterest/Reprodução)
Continua após publicidade

Um bulldog francês morreu devido às altas temperaturas no Rio de Janeiro. Ao chegar em casa, a dona do bichinho o encontrou desmaiado, então logo procurou uma veterinária para atendê-lo, mas o cachorro já havia falecido.

O caso preocupou muitos donos de pets e levantou um alerta sobre o cuidado com os animais nos dias quentes, ainda mais no calor com temperaturas por volta de 40º, comum na cidade. Nos últimos dias, o estado de São Paulo também tem registrado temperaturas altíssimas.

Segundo a veterinária Julia Oliveira Camargo, do Hospital Veterinário Dog Saúde, em Jundiaí, algumas raças são mais propensas a sofrerem com o calor. “Cães braquicefálicos como Bulldog francês, Bulldog inglês e Pug podem passar muito mal no verão e sofrerem até com hipertermia”, explica.

Sintomas para ficar alerta

Segundo a especialista, quando o animal apresentar hipertermia (aumento da temperatura corporal) é necessário deixa-lo em um local mais fresco, colocar gelo e ir o mais rápido possível ao veterinário.

Continua após a publicidade

A desidratação também é comum nessa época do ano em animais que têm pelos longos. A veterinária indica a tosa para ajudar na retenção de calor. 

Cuidados para amenizar o calor

Passear com os pets no verão pode ser um programa muito divertido, mas a veterinária alerta que algumas medidas devem ser tomados para que o animal não tenha nenhuma complicação. “É importante dar bastante água; não ficar em local quente ou fechado e, também, é recomendado não sair entre 10h e 16h. Se for passear com o animal em ruas asfaltadas, coloque antes a mão no asfalto e verifique se não está muito quente para a pata dele”, recomenda a veterinária.

Cão morre por conta do forte calor no Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Julia chama a atenção ainda para o cuidado com ectoparasitas, pulgas, e carrapatos. “No verão eles se proliferam muito, principalmente em gramas altas.” O carrapato pode ser contraído tanto em parques e praças como no momento da tosa, alerta a veterinária. “O que muitas pessoas não sabem é que os sintomas podem demorar a aparecer no animal, pois a doença pode ficar apenas incubada e se manifestar em até 2 anos após a picada”, explica. Para o diagnóstico, exames de sangue como hemograma e PCR são indicados.

É preciso ficar atento a exposição ao sol dos animais com pelagem muito branca, devido ao alto risco de câncer de pele. “Para evitar o problema, os cães devem usar protetor solar na pele”, destaca a veterinária.

Cuidados com os gatos

De acordo com a especialista, os felinos também sofrem com as altas temperaturas, porém muito menos. “Os gatos pretos são os mais afetados, eles ficam esbaforidos e podem apresentar pulgas, já que a proliferação aumenta com o calor”, explica.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.