Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Noéle Gomes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

A colunista Noéle Gomes reflete sobre ancestralidade, autoconhecimento e psicanálise.
Continua após publicidade

Como atravessar a arrebentação

Na arrebentação da vida, no lugar de tentar passar por cima, é preciso mergulhar

Por Noéle Gomes
19 nov 2023, 08h06

Em 2018, passei 30 dias em um retiro onde por 12 dias guiei a parte espiritual e ancorei os processos femininos de autoconhecimento, e depois passei mais 18 dias com um Xamã fazendo um processo de amadurecimento íntimo e pessoal.

Fiquei estes 30 dias em um lugar único, de frente para o mar, e já nos últimos dias me deparei com um incomodo profundo. Não conseguia acessar algo que desejava e resolvi naquela manhã ver o sol nascer em silêncio e observando o mar.

Ali sentada, vi pescadores saindo para o mar. Um a um, todos iam passando pela arrebentação, mas confesso que meu olhar não estava focado, o incomodo interno não me deixava em paz, até que observei um homem jovem, devia ter minha idade.

Ele estava tentando passar pela arrebentação com seu pequeno barco e falhava todas as vezes. Hora ele era arrastado para a praia, hora engolia água e perdia o barco.

Ele estava tentando com toda força fazer o barco passar por cima das ondas e não conseguia. Bem próximo a mim, estava um senhor, ele devia ter por volta dos 70 anos, que observava o jovem e ria, gargalhava dos erros e tentativas frustradas. Ali, sentado, ele estava realmente se divertindo.

Continua após a publicidade

Eu comecei a ficar inquieta, queria xingar aquele homem, pois eu sabia na pele o quanto tentar milhares de vezes e não conseguir era humilhante. Depois de muitas gargalhadas do senhor e milhares de tentativas do jovem, ele se levantou e ofereceu ajuda.

Entrou com leveza no mar, pegou a ponta do barco com a mão e ,assim que a onda veio na arrebentação, simplesmente mergulhou a ponta do barco no mar e ele saiu do outro lado. Assim, simples assim.

O jovem agradeceu, mergulhou e foi para o alto mar. Ele voltou, sentou ao meu lado e disse o seguinte: Na arrebentação da vida, no lugar de tentar passar por cima, é preciso mergulhar minha filha, mergulhar.

Se levantou e saiu. Eu ainda fiquei horas ali sentada, me dando a oportunidade de mergulhar sem reclamar, de mergulhar no desconhecido sem querer ter o controle.

Continua após a publicidade

Se você precisa passar e não está conseguindo, só por hoje MERGULHE.

Funciona, prometo.

Noéle Gomes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.