Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Crônicas de Mãe Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Ana Carolina Coelho. Feminista, mãe, escritora, poeta, dançarina, plantadora de árvores, pesquisadora e professora universitária
Continua após publicidade

Mãe não é verbo intransitivo

A maior mentira que nos contam é que ser mãe nos completa totalmente

Por Ana Carolina Coelho
17 nov 2022, 10h02

Eu viajei por uma semana para um concurso internacional de beleza que fui convidada a concorrer representando o Brasil. O esquema para que eu pudesse ir envolveu uma série de adaptações e o apoio da minha pequena rede de amor. E por uma semana minha vida deixou de ter como cerne a rotina das crianças e todo foco esteve em pensar em mim.

A programação da competição começava muito cedo e terminava sempre muito tarde e os dias inteiros foram tomados por atividades. É claro que liguei para as meninas e senti saudades, mas confesso que foram dias agitados em que eu descobri que “ser uma boa mãe” nem sempre significa estar presente para elas o tempo todo: eu preciso estar inteira dentro de mim para isso e, muitas vezes, o cansaço e o desgaste da maternidade são cargas demasiadas para mim. 

EXAUSTA, me reconheci aos pedaços. E a cada dia do concurso eu me resgatava um pouco. Engraçado perceber que até os processos internos das mães têm que acontecer em ritmo acelerado. Mãe não se define por si só: mãe não é verbo intransitivo. Consegui o terceiro lugar e me senti realizada. Nunca me imaginei vivendo dias como aqueles e pude experimentar uma realidade completamente diferente.

A maior mentira que nos contam é que ser mãe nos completa totalmente. Como mulheres, teremos sempre muitas identidades além da maternidade, e precisamos nos “amaternar” para podermos ser mais felizes em nossos dias. Essa pequena crônica merece uma segunda parte, mas por hora fica a reflexão: o que você ainda gostaria de fazer e como isso te tornaria mais potente, inclusive para a ação da sua maternagem? Dias melhores certamente virão! E vamos juntas! É possível sermos melhores, sempre! Dias Mulheres virão!

Vamos conversar?

Se quiser entrar em contato comigo, Ana Carolina Coelho, mande um e-mail para: ana.cronicasdemae@gmail.com
Instagram: @anacarolinacoelho79

Continua após a publicidade

Será uma honra te conhecer! Quer conhecer as “Crônicas de Mãe”? 

Leia as anteriores em https://claudia.abril.com.br/blog/cronicas-de-mae/ e acompanhe as próximas! 

Crônicas de Mãe virou livro! Quer adquirir um exemplar? Entre em contato.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.