Quem não tem memórias da comida da vó? Aquele cheiro da rosquinha saindo do forno, o tempero do feijão…. é difícil encontrar um neto que não se lembre com carinho de algum prato preparado pela matriarca da família. De olho nesse universo de sabores e histórias, a Globo Minas estreia na tarde de sábado, 22 de outubro, o programa ‘Comida de Vó’. A apresentadora é uma vovó irreverente de quem já falamos aqui na coluna: Dona Dirce, 75 anos, de Uberlândia, Minas Gerais.
Um refresco na memória: Dona Dirce se tornou influenciadora digital há apenas três anos e coleciona 1 milhão de seguidores no TikTok e mais de 300 mil no Instagram. Todos são chamados carinhosamente de “seguinetes”.
Culinária e afeto são os principais assuntos do programa, que chama a atenção também para temas como etarismo e empoderamento feminino, que marcam a essência de dona Dirce, admirada por celebridades como a atriz Cláudia Raia e a cantora Luisa Sonza.
Feliz da vida por participar e por ver nossas matriarcas sendo homenageadas, sou uma das convidadas do programa que será veiculado em quatro episódios na Globo Minas, mas pode ser visto no Globoplay por quem estiver noutras partes do Brasil. Além de mim, os outros 3 netos foram convidados. São eles: a chef Mariana Gontijo, que traz a receita do bolinho frito de fubá de canjica que suas avós faziam; Tânia Borges, ex-modelo formada em gastronomia que divide com o público a receita de feijoada da “Vó Gorda”, e, pra fechar, o vatapá mineiro da dona Hermengarda, avó do cozinheiro belo-horizontino Guilherme Melo.
Para quem está em BH e região, o #ComidaDeVó vai ao ar nos próximos sábados de outubro (22 e 29/10) e de novembro (05/11 E 12/11) às 15h15, na TV Globo, depois do “Rolê nas Gerais”.