PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

Centenários do brasil: com vocês, Cirene Apfel, de 102 anos

Centenária mineira se inspira nos looks da icônica musa ageless

Por Natalia Dornellas
11 out 2022, 09h20
centenarios do brasil
Aos 102 anos, Cirene Álvares Novais ainda gosta de se vestir bem e manter as unhas pintadas de vermelho.  (Henrique Gualtieri/Divulgação)
Continua após publicidade

“Tudo azul”. Essa é a primeira frase que Dona Cirene Álvares Novais diz todos os dias pela manhã, abrindo o sorriso permanente que exibe desde sempre.

Aos 102 anos, suas memórias começam a se confundir um pouco. Ela fala de presente e passado como se fossem um tempo só e tem muitas, muitas lembranças da época em que trabalhava numa tecelagem, em Curvelo, sua cidade natal. “Ela trabalhava na tecelagem, durante a semana, e, no fim de semana, enrolava balas e bombons”, conta Tatiana Bicalho, neta responsável por muitos dos cuidados com a centenária que hoje vive com sua família em Belo Horizonte.

_MG_9548
Dona Cirene e a neta, Tatiana. (Henrique Gualtieri/Divulgação)

Dona Cirene me chamou a atenção quando recebi no privado do Instagram uma foto em que ela aparece vestida como Iris Apfel, americana centenária que virou ícone fashion por abusar de acessórios e cores. Segundo Tati, como a avó sempre gostou de se vestir, comprar vestidos novos e não fica sem pintar as unhas de vermelho, foi fácil convencê-la a modelar. Como já era garota propaganda do brechó Casa Maria Carlota, que pertence a uma amiga da família, elas resolveram encarar um desafio do perfil oficial de Iris e montar dona Cirene ao estilo da musa ageless da moda mundial. As fotos ficaram ótimas.

_MG_9543
Para a família, o segredo da longevidade de dona Cirene é a atitude sempre positiva. (Henrique Gualtieri/Divulgação)
Continua após a publicidade

Mãe de 3 filhos vivos, embora tenha tido 5, dona Cirene hoje passa boa parte do tempo fazendo toalhinhas de crochê, com muitas linhas coloridas, e assiste TV, embora não ouça muito bem.  Quando questionei a que sua família creditaria a longevidade da matriarca – ela não toma nenhum medicamento de uso contínuo -, elas foram certeiras em dizer que ela sempre foi muito positiva e bem bem-humorada. Sim, a alegria de viver e as boas relações estão entre os pilares mais fortes da longevidade saudável, segundo a OMS.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.