CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Varanda decorada: confira dicas de expert para renovar o ambiente!

Esse espaço pode ser muito versátil em casa e merece uma decoração caprichada. Saiba como fazer!

Por Nádia Simonelli Atualizado em 31 ago 2021, 14h35 - Publicado em 2 set 2021, 09h00
dicas de decoração para varanda
divulgação/CASA CLAUDIA

Ter uma varanda para chamar de sua é o sonho de consumo de muita gente — principalmente de quem mora em prédios. Para tomar um café da manhã com vista, receber os amigos, se aninhar para ler um bom livro ou, simplesmente, apreciar a paisagem, há muito o que fazer neste ambiente.

Se você tem uma varanda e o décor anda meio caidinho, é hora de dar uma repaginada nele! Por isso, falamos com a arquiteta e paisagista Beatriz Quinelato, que dividiu algumas dicas de como dar um up na varanda sem precisar fazer reformas. Confira!

Abuse das plantas!

Varanda decorada com plantas
Varanda com projeto assinado por Beatriz Quinelato. divulgação/CASA CLAUDIA

Ter plantas em casa nunca é demais, ainda mais na varanda. Trazer a natureza para o ambiente é um jeito fácil e rápido de adicionar cor e ainda criar uma atmosfera relaxante. Mas, é importante saber que espécies são as mais indicadas para o espaço que você tem disponível. “Verifique a insolação da sua varanda, escolhe plantas adequadas e traga o verde para ela”, indica Beatriz.

A profissional recomenda as espécies cyclanthus, filodendros, samambaias, zamioculcas e espada-de-são-jorge para as áreas de sombra. Já para meia-sombra, Beatriz indica escolher begônia maculata, aspargo-rabo-de-raposa e hera. Para áreas de sol, alpinia, moreia e ravenala.

Para dar ainda mais charme à sua composição de plantas, pense em um jeito interessante de espalhá-las pela varanda. “Brinque com a volumetria das plantas e com as diferentes tonalidades de verde. Uma outra dica é colocar frutíferas, pois elas atraem passarinhos. Sinta o poder que um jardim faz na nossa vida e nosso humor”, diz Beatriz.

Aposte na versatilidade

varanda com home office
Com projeto da Beatriz Quinelato, este solário foi transformado em home office. Rafael Renzo/CASA CLAUDIA

Além de ser essencialmente varanda, este ambiente permite que você o transforme no que quiser. Por exemplo, com mesa e cadeiras, a varanda se transforma em mais um espaço para refeições em casa. Também é possível dar uma cara de estar ao espaço e receber as visitas ali ou apenas relaxar, com cadeiras e poltronas aconchegantes.

Continua após a publicidade

Se você quer montar um cantinho de leitura, a varanda também pode ser uma boa pedida. Basta escolher uma poltrona ergonômica ou futons e uma luminária, caso goste de ler à noite.

No projeto acima, Beatriz transformou um solário em um home office, cheio de verde e cores. Eis mais uma possibilidade de uso para a sua varanda, caso esteja pensando onde instalar seu escritório.

Invista em uma decoração aconchegante

Varanda com tapete
Acessórios deixaram esta varanda, decorada por Beatriz, mais aconchegante Rafael Renzo/CASA CLAUDIA

Não importa o uso que você vai dar para a sua varanda, mas lembre-se de investir em uma decoração aconchegante, aquela que abraça. “Adicione objetos que trazem aconchego, como cestos de fibra natural. Eles podem ser usados para várias finalidades e ficam lindos no espaço. Podem servir para abrigar plantas ou até para colocar mantas dentro”, explica a arquiteta.

Além disso, vale apostar em têxteis para trazer ainda mais conforto, como as mantas, almofadas e tapetes. Sim, os tapetes também podem ir para a varanda, como você vê no projeto acima, assinado por Beatriz. “Os tapetes vestem os ambientes e completam a decoração, por isso, recomendo escolher um para a sua varanda. Hoje em dia, existem modelos feitos de pet ou de corda náutica, que podem molhar e são muito práticos”, diz.

Adicione objetos e acessórios para o toque final!

Varanda decorada com objetos exóticos
Nesta varanda, Beatriz usou e abusou das texturas. Adriano Escanhuela/CASA CLAUDIA

Sabe aqueles detalhes que fazem toda a diferença na decoração? É possível trazer esse charme com o uso de objetos e acessórios. Na hora de escolher, aposte em peças que possam trazer personalidade ao espaço. “Hangers com plantas voltaram com tudo e são tendência. Lanternas, gaiolas com vegetação dentro, cestos de tamanhos variados e fios de luz são outras opções interessantes”, completa Beatriz.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade