Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ideias de mesa posta para uma festa de chá da tarde

Em alta com a série Bridgerton, a tradição britânica do chá da tarde pode render um evento delicioso em casa!

Por Julyana Oliveira
1 jul 2024, 15h00

Dear gentle reader, provavelmente você sabe que o hábito do chá da tarde tem origem britânica, mas conhece a história dessa tradição? Ela, que cresceu recentemente com a série Bridgerton, remonta ao século 19 e foi popularizada por Anna Maria Russell, a Duquesa de Bedford, por volta de 1840.

Naquela época, era comum fazer apenas duas grandes refeições por dia: o café da manhã e o jantar, que era servido tarde da noite.

Chá da tarde do Royal Mansour Marrakech
Majestoso é o adjetivo que define o chá da tarde do Royal Mansour Marrakech (Royal Mansour Marrakech/Divulgação)

Anna Maria Russell, sentindo fome entre essas duas refeições, começou a tomar um lanche leve de chá e petiscos no fim da tarde.

Inicialmente, ela fazia isso de maneira privada, mas logo começou a convidar amigos para o momento. A prática rapidamente se espalhou entre a aristocracia e, eventualmente, tornou-se uma parte estabelecida da cultura britânica.

Bridgerton chá da tarde
Rainha Charlotte é uma das personagens apaixonadas pelo chá na série da Netflix (Liam Daniel/Netflix)

O chá da tarde tradicionalmente inclui uma variedade de receitas como sanduíches, bolos, biscoitos e scones servidos com creme e geleia. Ele conta com uma seleção de chás, sendo o Earl Grey e o Darjeeling algumas das escolhas populares. Hoje, o chá da tarde ainda é uma prática comum em muitas casas e hotéis no Reino Unido e mundo afora.

Especialmente com o sucesso do seriado da Netflix, vimos a cerimônia britânica tornar-se uma tendência novamente nas redes sociais.

Continua após a publicidade

E se você também quer receber os amigos para um chá da tarde, conversamos com a decoradora Luiza Fiorito que deu dicas para a montagem perfeita do seu cantinho! Inspire-se!

Cantinho de chá da tarde inspirado em Bridgerton

Chá da tarde no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort
No Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort, a cerimônia de chá da tarde tem ares mais modernos, mas sem deixar de lado o romantismo (Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort/Divulgação)

Luiza Fiorito explica que você pode começar escolhendo um ambiente aconchegante, uma sala com iluminação natural vinda da janela.

“Componha com móveis luxuosos como sofás e poltronas estofadas, brinque com estampas florais e/ou toile de jouy, que tem tudo a ver com a decoração ao estilo regency da série”, detalha.

Para a paleta, a dica é usar tons pastel, como rosa, azul claro, verde-menta e lavanda. Essas podem estar presentes tanto nos móveis e cortinas como em detalhes, tais como louças, toalhas de mesa, almofadas etc.

Como aproveitar a decoração que você já tem em casa

Chá da tarde no Browns Hotel
Tradicional chá da tarde no Browns Hotel, em Londres (Browns Hotel/Divulgação)

Poltronas e sofás dão um aconchego glamoroso ao ambiente. Livros antigos e adornos de porcelana ou prata combinam com o décor da época.

Continua após a publicidade

A especialista indica ainda almofadas decorativas em cores pastel ou estampadas. Tapetes e cortinas de tecido vão aquecer o ambiente com muita sofisticação. Velas, louças e taças para compor a mesa posta completa. “Quanto mais itens, mais temática fica a sua decoração.”

A mesa posta perfeita para um chá da tarde

O segredo está nos detalhes!”, revela Luiza Fiorito. Segunda a decoradora, louças finas com minúcias douradas vão fazer toda diferença na mesa posta.

Para as cores,  ela aconselha a paleta em tons pastel e o mix de estampas: “Sim, a série apesar de época tem uma ousadia elegante, por isso se jogue no mix de cores e estampas para a mesa posta”. Florais e toile de jouy são as sugestões da especialista.

Estampa Toile de Uai inspirada na Toile de Jouy assinada pela designer Karol Suguikawa em parceria com a Ecosimple para a Semana Criativa de Tiradentes 2023
Estampa Toile de Uai inspirada na Toile de Jouy assinada pela designer Karol Suguikawa em parceria com a Ecosimple para a Semana Criativa de Tiradentes 2023 (Cacá Bratke/Divulgação)

Outra dica é brincar com cada lugar da mesa posta, criando uma composição diferente. Use também guardanapos de tecido com rendas ou bordados e não se esqueça de um lindo arranjo de flores naturais em um vaso de porcelana estampada.

Bolinhos, biscoitos, doces e frutas agregam ao décor da mesa, por isso, já deixe a comida toda montada antes dos convidados chegarem. “Uau, já consigo sonhar com a beleza dessa mesa posta!”, diz a decoradora.

Continua após a publicidade
Chá da tarde no Browns Hotel
A dica extra da decoradora Luiza Fiorito é apostar na música clássica suave de fundo para criar a atmosfera certa (Browns Hotel/Divulgação)

A dica extra de Luiza Fiorito é apostar na música clássica suave de fundo para criar a atmosfera certa e encorajar os convidados a vestirem-se com trajes da época! Criando uma experiência única que transporta todos os envolvidos para o mundo encantador e glamouroso de Bridgerton. “Se jogue e divirta-se! Esse é o mais importante!”, finaliza a especialista.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.