Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

4 ideias de decoração de diferentes estilos para a mesa do final do ano

Com o auxílio da decoradora e florista Júlia Braga, propomos quatro estilos diferentes de mesa para fazer bonito na ceia

Por Marina Marques Atualizado em 21 dez 2020, 08h57 - Publicado em 23 dez 2020, 09h00

Elemento central na decoração das reuniões de fim de ano, a mesa precisa ser bonita, mas não impossível de montar sozinha. Com o auxílio da decoradora e florista Júlia Braga, sugerimos quatro estilos diferentes para guiar você nessa composição.

 

COMO UMA ONDA

Decoração mesa para o final do ano
Pratos e vasos de palha, Le Lis Blanc Casa; guardanapos e argolas, Valencien; talheres, Amoreira; vaso, Dpot Objeto; minibandejas, Divino Espaço; taças, Tânia Bulhões; mesa, OpenBox2 Carlos Cubi/CLAUDIA

Alguns elementos são essenciais para conquistar esse ar praiano sem obviedades, criando um clima relax e revigorante. O formato orgânico dos pratos e sousplats dá movimento à composição – lembrando as ondas –, enquanto o guardanapo cru remete à areia.

Decoração mesa para o final do ano
Carlos Cubi/CLAUDIA

Inspirada pelas frutas da época, Júlia Braga, da @museudgn, sugere arranjos com figos cortados, uvas, alcachofras e ameixas. As folhagens verdes e frescas contrastam com os tons arroxeados fortes e acrescentam textura ao centro de mesa, complementado pelo vaso de mesmo tom, tombado propositadamente. Destaque para o mix de talheres, um toque despojado.

Decoração mesa para o final do ano
Carlos Cubi/CLAUDIA

As lascas sortidas – com sabores como cacau com nuts e caramelo com flor de sal – são da @carmellapatisserie, ateliê que surgiu da parceria do chef confeiteiro Lucca Guilger com a organizadora de eventos Isabella de Barros.

POMAR URBANO

Decoração mesa para o final do ano
Pratos pretos de pedra e guardanapos, Marble Design Pieces; pratos e bowls, OpenBox2; talheres, Le Lis Blanc Casa; taças, Divino Espaço; pratos com doces, Fato Ceramics; cartões, Paper House; taças âmbar, Amoreira Carlos Cubi/CLAUDIA

Perfeita para uma reunião na varanda do apartamento, essa criação surgiu do belo conjunto de cerâmica com respingos, que remetem ao grafite. Os tons discretos casam bem com combinações modernas, a exemplo deste exuberante centro de mesa, que leva bastão-do-imperador e outras flores tropicais, miniabacaxis, tomates em rama, romãs e acabamento de musgos. Volumoso e exótico, ele é fácil de ser reproduzido em casa e pode ser montado direto na mesa, sem o uso de suportes. Os guardanapos enrolando os talheres são um recurso acolhedor, assim como os cartões com o nome dos convidados marcando os lugares.

Continua após a publicidade
Decoração mesa para o final do ano
Carlos Cubi/CLAUDIA

A cake designer @marianafrancojunqueira aposta nos clássicos para conquistar o maior número possível de convidados na hora da sobremesa. Sua palha italiana, que leva brigadeiro cremoso na receita, derrete na boca.

FLORES DO CAMPO

Decoração mesa para o final do ano
Azulejos, Calu Fontes; pratos e taças, Divino Espaço; pratinho floral, Villa Pano; pratinho de vidro, Amoreira; guardanapos, Marble Design Pieces; talheres, Utilplast Carlos Cubi/CLAUDIA

Um quebra-cabeça com seis peças de azulejo de motivos botânicos substitui o jogo americano com charme e originalidade. O arranjo de flores, apesar de parecer uma única peça, é formado por diversos vasinhos – um truque de Júlia para facilitar a montagem. “Reuni vidrinhos de diferentes alturas, dispondo-os ao longo da mesa. Já a folhagem rasteira foi colocada diretamente na madeira, de forma despretensiosa, junto das folhas de eucalipto”, explica a florista. A composição dos pratos mistura texturas e tamanhos, com o uso de peças de cerâmica, vidro e porcelana. O traço moderno aparece nos talheres de cobre.

Decoração mesa para o final do ano
Carlos Cubi/CLAUDIA

Para produzir os cookies da @theboulan, a chef Rúbya Rocca foi buscar inspiração na Itália. Feitos à mão e sempre fresquinhos, os biscoitos delicados são recheados – na foto, o de chocolate belga com nozes.

PASSEIO NO BOSQUE

Decoração mesa para o final do ano
Jogo americano verde e talheres, Tânia Bulhões; pratos e copos de cerâmica, Olaria Paulistana; guardanapos, Detalhes de Classe; taças, Utilplast; centro de mesa e vasos, Dpot Objeto; potinho âmbar, Amoreira Carlos Cubi/CLAUDIA

Os tons terrosos e as texturas dão a sensação de estar em um chalé cercado por árvores. A cerâmica aparece não só nos pratos mas também nos copos. A peça de madeira no centro da mesa acomoda o arranjo de flores exóticas, criado por Júlia, com orquídeas nas variedades vanda e chocolate, todas em tons arroxeados. A florista dispensou a espuma floral e inseriu os ramos deixando-os soltos. Incluiu também na composição casca de árvore e cipó. Para completar o mood, um raminho de sorgo acompanha os talheres, envolto pelo guardanapo.

Decoração mesa para o final do ano
Carlos Cubi/CLAUDIA

A chef paulistana Thatiane Pestana é apaixonada por doces franceses, mas quis dar aos macarons da sua marca, a @tppatisserie, toques modernos, acrescentando sabores como o de pecã com doce de leite.

Texto Marina Marques | Fotos Carlos Cubi
Produção Florise Oliveira | Concepção visual Lorena Baroni Bósio

  • O que você precisa saber sobre gravidez em tempos de pandemia

    Continua após a publicidade
    Publicidade