De safari a vintage: tendências para quartos de bebê bonitos e funcionais
Arquitetos revelam principais tendências para esse espaço e dão dicas de segurança e praticidade
As tendências de decoração para quartos de bebê costumam focar em funcionalidade e longevidade, de forma que possa acompanhar o crescimento da criança em seus primeiros anos de vida.
Segundo o arquiteto Rodrigo Cunha, do escritório Rodra Arquitetura, os tons neutros são base das principais tendências atuais, combinados com mobiliário que evolui com o bebê.
Já a escolha de um estilo atemporal pode ser facilitada pelo olhar do arquiteto ou designer, que, por meio de conversas alinhadas com os pais, consegue captar as referências e definir um tema harmonioso e duradouro.
“Cada projeto costuma ser personalizado dentro do que cada mamãe e papai esperam e desejam para o ambiente do seu bebê”, complementa a arquiteta Si Saccab.
Entre as tendências observadas por ela estão design minimalista, temas naturais e a sustentabilidade. “Tons como cinza, bege e branco são sempre bem-vindos e remetem a algo tranquilo e suave, com toques de cores mais vibrantes em detalhes”, explica.
Ela também menciona estilos vintage e retrô para quem prefere um toque nostálgico, sempre caprichando no mix de texturas e elementos geométricos.
Itens essenciais para um quarto de bebê bonito e funcional
Para criar um quarto de bebê funcional, Rodrigo lista elementos fundamentais, são eles:
- Berço
- Cômoda/trocador
- Cadeira de amamentação
- Cama de apoio para pais ou enfermeiras
- Armário
- Tapetes e cortinas de materiais antialérgicos e bactericidas
“O tamanho do quarto influencia muito na disposição dos itens”, observa o arquiteto, ressaltando a necessidade de otimizar o espaço em quartos menores.
Ele sugere manter os móveis próximos para facilitar a logística diária, como o fácil acesso entre berço, trocador e cadeira de amamentação. Si Saccab recomenda móveis multifuncionais, prateleiras de parede e cores claras para dar sensação de amplitude.
Para manter a organização, armários e cômodas com portas e organizadores internos são fundamentais, prevenindo o acesso fácil às crianças durante a fase de descobertas.
“Escolher móveis de confiança com selos de aprovação é crucial para garantir a segurança”, aconselha Rodrigo, que também recomenda o uso de materiais térmicos e antiderrapantes para maior segurança e facilidade de manutenção. Si Saccab reforça a importância de evitar cantos afiados e materiais tóxicos, optando por bordas arredondadas e tecidos antichamas.
Para um toque pessoal, a arquiteta sugere a inclusão de murais de parede pintados à mão, fotos de família dispostas artisticamente, artesanato e elementos divertidos e irreverentes.
“Ter um elemento ou móvel divertido torna o ambiente único e confortável para todos”, finaliza a profissional, destacando a importância de incorporar elementos do cotidiano dos pais no design do quarto do bebê.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.