Como cultivar árvores frutíferas em vasos
O paisagista João Queiroz dá dicas para ter frutas frescas sempre à mão
Você é da turma “mãe ou pai de planta“? Se sim, temos uma boa notícia: o seu jardim de apartamento pode crescer ainda mais. Além de horta, jardim vertical e espécies queridinhas como ficus lyrata ou begonia maculata, a sua varanda pode, sim, ter árvores frutíferas em vasos!
Tudo depende da entrada de luz solar e da circulação de ar do ambiente. Se o espaço possui boa incidência dos dois, ele é o lugar ideal para colocar o seu pé de fruta.
“As frutíferas plantadas na rua vão dar mais frutas que a sua, elas têm mais sol, mais terra e muito mais tempo de vida, mas a sua está do lado da sua mesa de almoço, então a celebre da mesma maneira”, alerta o paisagista João Queiroz.
Quanto espaço preciso ter para árvores frutíferas?
Em relação à metragem necessária, o profissional explica que depende do tamanho da espécie escolhida. “Até bonsais produzem frutas sem problemas, é mais uma questão de necessidade da luz e circulação de ar do que uma necessidade de espaço”, esclarece.
No entanto, o tamanho do vaso pode ser um grande aliado para evitar que a sua árvore cresça demais. “Ela cresce para cima o quanto ela pode crescer para baixo. Então, se quiser aumentar a planta, tem de aumentar o vaso”, explica.
“Mais importante que o adubo é a condição. Sol certo e rega certa, por exemplo.”
João Queiroz, paisagista
Espécies de árvores frutíferas para vasos
Dentre as espécies mais fáceis de cultivar, João Queiroz indica a pitanga, amora, goiaba e limão.
Cuidados com suas árvores frutíferas
Mantenha a rega regular, mas moderada. Vale fazer o teste do dedinho para conferir se é hora de dar mais água à planta. Já em relação às podas, no geral o outono é uma boa época para realizar.
“E em época de lua minguante para que a planta perca menos força”, indica o paisagista.
Ele também conta que passar calda bordalesa (insumo produzido para controlar doenças) nas feridas abertas ajuda a espécie a manter-se saudável.
Por fim, outra preocupação constante dos “pais de planta” é em relação à adubação.
“Ela é importante, sim, mas mais importante que o adubo é a condição. Sol certo e rega certa, por exemplo. Em vaso ainda onde a quantidade de terra é pequena, uma adubação por ano é mais do que o suficiente”, finaliza o profissional.
Agora é só escolher a sua fruta favorita e bom cultivo!