Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como criar ambientes que trazem bem-estar e felicidade

Não existe fórmula mágica, mas alguns elementos podem transformar a energia do lar

Por Julyana Oliveira
Atualizado em 15 jan 2024, 12h20 - Publicado em 15 jan 2024, 08h21

Você provavelmente já se perguntou qual o segredo da felicidade. E apesar da resposta ainda não ter sido encontrada pela humanidade, alguns fatores são apontados como agentes potencializadores desse sentimento. Quando falamos do nosso lar, logo associamos esse sentimento às vivacidade das plantas, de aromas de difusores, de texturas macias e também de uma paleta de cores relaxante e convidativa. Mas como criar ambientes que trazem bem-estar?

Conversamos com Rodrigo de Aquino, especialista em bem-estar e felicidade, que sinalizou caminhos para criar um lar que desperte virtudes, forças de caráter e boas energias. Confira o bate-papo e inspire-se para começar 2024 com a casa ainda mais feliz.

Casa Claudia: Como criar ambientes que trazem bem-estar e felicidade?

Rodrigo de Aquino: A ideia de atrair novas e boas energias para dentro de casa me faz pensar muito sobre a virtude da transcendência e as qualidades humanas relacionadas – bom humor, gratidão, esperança, apreciação a beleza e excelência e espiritualidade. Tudo começa com a gente. Quando estamos bem, encaixados e com o sentimento de acolhimento e pertencimento, todo lugar vira ninho e polo de acolhimento e felicidade.

CC: Em termos de organização, a gente sabe que toda casa tem bagunça. Como cuidar para que ela não atrapalhe?

RA: Todo excesso denota uma falta. Excesso de bagunça e desordem pode indicar o baixo uso da virtude da moderação e da força do autocontrole. Uma casa organizada, uma pia limpa, um sofá com almofadas arrumadas e uma sala perfumada, seja com incenso ou aromatizador, combina autocuidado e consciência, trazendo para o espaço o mesmo zelo que sua vida interior e bem-estar emocional merecem ter.

Continua após a publicidade

Mesmo que seja chato, depois de enfrentar essa primeira resistência, sempre vem a sensação de dever cumprido, com autoestima e realização. Internamente faz um bem danado e, para quem acredita, elimina negatividade e atrai boas vibrações.

“Quando estamos bem, encaixados e com o sentimento de acolhimento e pertencimento, todo lugar vira ninho e polo de acolhimento e felicidade.”

Rodrigo de Aquino, especialista em bem-estar e felicidade

CC: Plantas fazem diferença? Se sim, quais as melhores espécies para ter dentro de casa ou do apartamento?

plantas que trazem sorte - girassol
Girassol é considerado a flor da alegria (Eugenia Clara/Unsplash)

RA: As plantas nos conectam com nossas origens, com nossos ancestrais que viviam com a natureza. Pode ser uma varanda recheada de ervas aromáticas como manjericão, alecrim, lavanda ou arruda. [Também vale investir em espécies como a Zamioculca, conhecida como] planta da fortuna, dinheiro-em-penca, amor-perfeito ou flores em vasos. O verde nutre e potencializa a força de apreciação a beleza e excelência, deixando todos mais abertos às belezas da vida e encantado com os acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

CC: Em casas com pets algo muda?

Continua após a publicidade
Decoração de quarto infantil com espaço para pet, cachorro
Estudos apontam que os cães afetam nossos índices de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor (| Foto: Evelyn Müller/CLAUDIA)

RA: Em 2021, a ONU publicou no relatório mundial da felicidade dados que comprovaram a importância dos pets na proteção da saúde mental dos humanos. Esse estudo demonstrou que, durante a pandemia, a presença de cães e gatos dissolveu o sentimento de solidão dos tutores e ampliou o sentimento de conexão.

Enquanto a crença popular diz que eles removem energias negativas e purificam os ambientes, estudos apontam que os cães afetam nossos índices de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor, da mesma forma que os bebês humanos. Isso explica o profundo vínculo que os pets causam nos núcleos familiares. 

CC: No quarto das crianças: quais as regras?

Quarto infantil com escorregador serve para dormir e brincar
Quarto infantil com escorregador serve para dormir e brincar (Estúdio Pluri/Divulgação)

RA: A noção de virtudes e qualidades humanas também podem ser vivenciadas pelas crianças. O quarto de uma criança ou adolescente é seu “reino” e desde pequenos já podem aprender conceitos de responsabilidade (arrumar a cama, dobrar as roupas, colocar a toalha no banheiro) ou de tolerância e respeito (quando dividem o quarto com um irmão ou outro familiar), por exemplo. Mesmo assim, ali também precisa ser um espaço onde a criatividade, a alegria e o bom humor devem se fazer presentes.

Em tempos de internet, jogos online de origem duvidosa e com tantos casos de depressão e ansiedade em crianças e jovens, os quartos devem privilegiar as cores, a iluminação e a circulação de ar.  No mais, elas precisam ser estimuladas a viver no grupo, conversando e interagindo em família, com uso restrito de telas.

Continua após a publicidade

CC: Qual o papel dos aromas? 

Óleo essencial no difusor
Quando utilizado no difusor, o óleo essencial tem seus aromas potencializados (Foto: Tron Le/Unsplash)

RA: Existem inúmeros estudos que apontam os benefícios da aromaterapia. Mas muito além deste conhecimento, precisamos valorizar as lembranças que cada aroma traz para cada pessoa. Cada história vivida gera um registro e, com ele, uma memória geral, visual, cinestésica, auditiva e olfativa.

Cheiro de café, de bolo recém-saído do forno pode trazer a lembrança do abraço do seu pai ou acolhimento do colo da sua avó. Alfazema, cheiro de terra molhada ou do perfume das frutas pode despertar a criatividade e a coragem do tempo de infância. Na Psicologia Positiva, chamamos isso de savoring, a apreciação e a “degustação” de memórias que nos alimentam de emoções positivas.

CC: A felicidade tem segredo?

RA: A felicidade dentro de uma casa nasce nas conexões geradas, vividas e nutridas entre quatro paredes. Você pode colocar espelhos para refletir energias negativas, pintar a casa com cores vibrantes e quentes, mas quando estamos desconectados de afetos positivos, todos os instrumentos perdem o sentido. Use os espelhos da sua casa para reconhecer sua beleza e os traços físicos que você traz do seus antepassados. Reconheça em você a força de todos os que vieram antes de você.

Continua após a publicidade

Deixe sua casa colorida com quadros, almofadas e tecidos, mas lembre-se de trazer essas cores para suas atividades, pensamentos e comportamentos. Distribua abraços rosados, deseje a todos um bom dia refrescante como o verde do hortelã, mande mensagens e e-mails dourados como o sol e, ao dormir, deseje a quem você ama uma boa noite azulada, tranquila e repousante. A felicidade vem de dentro, permita-se florescer e irradiar esse sentimento por todos os cômodos da sua casa.

Deixe sua casa colorida com quadros, almofadas e tecidos, mas lembre-se de trazer essas cores para suas atividades
Deixe sua casa colorida com quadros, almofadas e tecidos, mas lembre-se de trazer essas cores para suas atividades (Daniel Schludi/Unsplash)

Rodrigo de Aquino é comunicólogo, mas começou estudar o desenvolvimento humano a os 14 anos de idade. Com isso, largou a publicidade e foi literalmente estudar os sentimentos humanos, a felicidade e se formou em Psicologia Positiva (IPOG), Planejamento estratégico (Miami Ad School) e Coolhunting (Istituto Europeo di Design).

Hoje, ele se dedica integralmente a mentorias, palestras e consultorias na área de criatividade, florescimento humano e FIB (Felicidade Interna Bruta). É embaixador em São Paulo da ONG Doe Sentimentos Positivos e fundador do Instituto DignaMente.

Receba nossos conteúdos e receitas exclusivas diretamente no seu WhatsApp. Acesse aqui o canal de CLAUDIA!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.