Construído no final do século XIX, o Richardson Olmsted Campus costumava ser um asilo. Projetado por H.H. Richardson, com paisagismo assinado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, o local entrou para a lista de locais históricos dos Estados Unidos (National Historic Landmark) em 1986 e é considerado um ícone da arquitetura da época.
Hoje, 145 anos depois, o complexo de Buffalo, Nova York, recebeu novos usos. Restaurado e sob reforma, o local abriga um hotel boutique, o Hotel Henry, e no futuro contará também com um centro de eventos e conferências e com o centro arquitetônico Lipsey Buffalo Architecture Center.
“O design de todo o projeto foi orientado por um profundo respeito pela arquitetura histórica e pelo desejo de criar uma experiência cultural e de viagem completamente moderna. Nós redesenhamos a entrada do lado norte como um farol, com uma entrada de vidro escultural para enfatizar o equilíbrio histórico e moderno do projeto”, explica o site do escritório Deborah Berke Partners, responsável pelo novo hotel.
Ocupando o centro do complexo (com amenidades em cinco andares), o Hotel Henry, Urban Resort Conference Center possui 88 quartos e conta com alguns detalhes originais. Os espaços, amplos e bem iluminados, receberam poucas intervenções.
Tons quentes – como o vermelho, o laranja e o amarelo – definem os espaços do restaurante e do bar. No corredor, um enorme tapete azul guia os visitantes até os quartos, que possuem décor neutro com cores mais claras.
Pela importância arquitetônica, é possível fazer diversos tours arquitetônicos, como guiados, fotográficos e de paisagem. No campus, tours históricos também são oferecidos nos meses de maio a setembro.
Confira mais imagens abaixo:
VEJA TAMBÉM: VII Prêmio CASA CLAUDIA: vencedor Hotéis e Pousadas
https://www.youtube.com/watch?v=pH1Eqm_HcNw&t=95s