Apartamento cheio de charme em prédio antigo em SP
Bons encontros fazem parte da rotina no apartamento de Ademir e André. Aqui, os amigos estão sempre presentes, e a arte e o design brasileiro brilham
Volta e meia, o apartamento de Ademir Bueno e André Araujo está repleto de amigos, que chegam para as festas organizadas pela dupla. “Adoro cozinhar e, por isso, queríamos um espaço amplo para receber bem as pessoas. E não é culinária gourmet que gosto de fazer, mas comidas regionais, como um bom caruru”, conta André, que é arquiteto e assina o projeto de reforma do imóvel de 250 metros quadrados, num charmoso prédio antigo na região central de São Paulo.
O lugar passou por grandes mudanças de layout e, na nova versão, com muitas paredes a menos, surgiu um imenso living integrado a uma bancada poderosa – em volta, os convidados podem observá-lo preparar seus quitutes.
Apesar do quebra-quebra, muitas características originais foram mantidas, a exemplo do piso. “Apenas completamos e restauramos os tacos antigos, que revestem a área da sala e seguem até a cozinha”, explica Ademir, diretor de design e tendências da Tok & Stok.
Entre os ganhos do novo desenho da planta estão a suíte do casal, com espaço generoso, e o escritório, que se tornou um ambiente flexível e também funciona como quarto de hóspedes. Os banheiros são uma atração a mais.
“Resolvemos fazer um jardim, que interliga nosso banheiro e o de hóspedes, para tomar banho em meio ao verde”, explica o arquiteto. É essa vibe tranquila que toma conta dos ambientes.
“Antes a gente ficava muito fora de casa. Depois que nos mudamos para cá, quase não saímos”, conta Ademir. Junto com André, ele cuidou de cada detalhe.
Em todos os cantos há uma peça afetiva, como os móveis de linhas modernistas, garimpados em antiquários, e as obras de arte, assinadas por amigos do casal – uma delas é a escultura delicada que parece flutuar sobre a sala, criada por Mana Bernardes.
Uma curiosidade: Ademir é apaixonado por banquinhos e sua coleção ganhou um lugar especial, embaixo do aparador feito de tronco de madeira, com outros itens que revelam a história dos moradores.