Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apartamento cheio de charme em prédio antigo em SP

Bons encontros fazem parte da rotina no apartamento de Ademir e André. Aqui, os amigos estão sempre presentes, e a arte e o design brasileiro brilham

Por Reportagem Visual: Zizi Carderari | Texto: Nádia Simonelli
8 ago 2017, 15h08
Cadeiras de Geraldo de Barros (Dpot) e armário da L’Oeil. Mesa lateral Saarinen (Tok & Stok) e árvore de Pinky Wainer. O projeto de iluminação é de Carlos Fortes. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Volta e meia, o apartamento de Ademir Bueno e André Araujo está repleto de amigos, que chegam para as festas organizadas pela dupla. “Adoro cozinhar e, por isso, queríamos um espaço amplo para receber bem as pessoas. E não é culinária gourmet que gosto de fazer, mas comidas regionais, como um bom caruru”, conta André, que é arquiteto e assina o projeto de reforma do imóvel de 250 metros quadrados, num charmoso prédio antigo na região central de São Paulo.

À esquerda, estante dos anos 1960 da Ben-Hur Antiguidades. Vaso de Calu Fontes e prato de Mana Bernardes para a Tok & Stok. À direita, a cadeira de Pinky Wainer se destaca neste lado. Paisagismo de André Paoliello. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

O lugar passou por grandes mudanças de layout e, na nova versão, com muitas paredes a menos, surgiu um imenso living integrado a uma bancada poderosa – em volta, os convidados podem observá-lo preparar seus quitutes.

Aparador de madeira maciça feito por Rodrigo Silveira. ()

Apesar do quebra-quebra, muitas características originais foram mantidas, a exemplo do piso. “Apenas completamos e restauramos os tacos antigos, que revestem a área da sala e seguem até a cozinha”, explica Ademir, diretor de design e tendências da Tok & Stok.

Continua após a publicidade
À esquerda, vasos de vidro e bowls de pedra-sabão da Tok & Stok. À direita, ilha, coifa e caixilhos executados pela serralheria Vista Linda e armários fabricados pela Cedrus Marcenaria preenchem a cozinha. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Entre os ganhos do novo desenho da planta estão a suíte do casal, com espaço generoso, e o escritório, que se tornou um ambiente flexível e também funciona como quarto de hóspedes. Os banheiros são uma atração a mais.

Estante desenhada por André com spots da Reka. Sobre a ilha, a luminária é da Tok & Stok. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

“Resolvemos fazer um jardim, que interliga nosso banheiro e o de hóspedes, para tomar banho em meio ao verde”, explica o arquiteto. É essa vibe tranquila que toma conta dos ambientes.

À esquerda, mesa desenhada pelo Estúdio Campana para a Tok & Stok. As cadeiras também vieram da loja. Luminárias da Munclair. À direita, sobre o deque de cumaru (feito pela Aplicadora Master), banheira da Victoria + Albert. Os azulejos são da Eliane. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

“Antes a gente ficava muito fora de casa. Depois que nos mudamos para cá, quase não saímos”, conta Ademir. Junto com André, ele cuidou de cada detalhe.

Metais da Deca e espelho de Sergio Rodrigues garimpado na Ben-Hur Antiguidades. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Em todos os cantos há uma peça afetiva, como os móveis de linhas modernistas, garimpados em antiquários, e as obras de arte, assinadas por amigos do casal – uma delas é a escultura delicada que parece flutuar sobre a sala, criada por Mana Bernardes.

Roupa de cama de linho da Casa Almeida. Banco da Loja Teo e poltrona de Julio Katinsky. ()

Uma curiosidade: Ademir é apaixonado por banquinhos e sua coleção ganhou um lugar especial, embaixo do aparador feito de tronco de madeira, com outros itens que revelam a história dos moradores.

Continua após a publicidade
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.