Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Liderado por Margareth Brepohl, a Lapinha SPA promove autocuidado e conhecimento

A executiva é a nova convidada do "EU, CEO", videocast de CLAUDIA que destaca mulheres que chegaram no topo da carreira

Por Beatriz Lourenço
Atualizado em 18 set 2025, 15h03 - Publicado em 18 set 2025, 08h00
Margareth Brepohl é o grande nome por trás da Lapinha Spa
Margareth Brepohl é o grande nome por trás da Lapinha Spa (Renato Nascimento/Reprodução)
Continua após publicidade

Margareth Brepohl é o grande nome por trás da Lapinha Spa, um espaço de autocuidado que busca reorganizar a saúde e a rotina de seus visitantes. A empresa conta com três pilares: sustentabilidade, cultura e o conhecimento –  o que trouxe reconhecimento e prêmios internacionais.

A executiva, por sua vez, atua para responder às demandas contemporâneas, liderando conversas estratégicas sobre wellness aplicado, turismo de saúde, entre outras experiências. 

Margareth é a nova convidada do videocast Eu, CEO, criado por CLAUDIA para destacar mulheres em cargos de liderança e gestão. Conosco, ela compartilha a trajetória de liderança e fala sobre os desafios de manter uma empresa familiar. Para assistir o episódio completo, assista ao canal Veja+, da Samsung TV, às 19h horas, ou acesse nosso canal do YouTube.

Abaixo, confira o papo completo:

No imaginário coletivo, associamos as mulheres ao cuidado, acolhimento e hospitalidade. Os números, por sua vez, como se fosse algo mais masculino. Isso não é natural! O que você foi descobrindo ao longo desses meses no cargo de CEO?

Há alguns anos, um amigo que era CEO me perguntou para quê existe uma empresa. Eu disse: “para poder servir a sociedade”. Ele me fez três vezes a pergunta e falou: “você errou todas. Uma empresa existe para gerar lucro”. E hoje eu começo a lembrar dessa ênfase do lucro. Me sinto mais responsável não só pela perpetuidade da empresa, mas pela retenção de talentos – que passa por melhores salários e na profissionalização.

Também fico de olho no que está acontecendo no mercado financeiro: se a SELIC vai aumentar, se não vai, se dá para alavancar a empresa e de que forma. Não que eu tenha trabalhado mais, mas tenho que trabalhar com mais estratégia. 

Continua após a publicidade
Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa
Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa (Renato Nascimento/Divulgação)

Como é o trabalho do Instituto Lapinha?

Ele foi fundado antes da pandemia e nós demos um tempo para estruturar as ações. São três pilares: o da sustentabilidade, cultura e pesquisa. Nós já participamos de vários projetos, como com a Sociedade de Proteção de Vida Silvestre do Paraná, que estamos formando um corredor para os animais silvestres. Outro foco é a música, com sound healing; e também participamos de uma pesquisa  no INCOR sobre dislipidemia.

Quais são as particularidades de ser CEO de uma empresa familiar?

A palavra crise, em japonês, tem os elementos que podem escrever perigo ou oportunidade. Não me refiro à questão familiar como crise, mas sim à questão de que pode ser um perigo, mas são imensas as oportunidades. Uma empresa familiar é ágil, então a tomada de decisão é muito rápida. Você consulta o conselho familiar, o conselho executivo, o comitê executivo e as decisões acontecem. A outra vantagem é a perpetuidade do legado. 

A sucessão remete à nossa finitude. Então, a gente conversa e o grande desafio é respeitar o dom e a vocação de cada filho. Também precisamos escutar a necessidade da empresa, conversar sobre quando é a hora de sair.

Como você resume os princípios da Lapinha que impactam positivamente a saúde e o bem-estar de todas as pessoas?

Tem uma palavra que eu acho que é chave para quem vê a Lapinha: autocuidado. Quando você entra no avião, eles dizem para colocar a máscara primeiro em si e depois no outro.  Quando alguém resolve vir até nós, já andou metade do caminho. É uma experiência baseada no ciclo circadiano, com horário para acordar, para comer, para ficar quieto, para dormir… Nossa intenção é ajudar as pessoas a estarem bem para poderem contribuir com suas famílias e com a sociedade.

Continua após a publicidade
Margareth Brephol
A executiva é a nova convidada do “EU, CEO”, videocast de CLAUDIA que destaca mulheres que chegaram no topo da carreira (Renato Nascimento/CLAUDIA)

A maior parte do público da Lapinha é feminino? 

Existe uma característica da mulher que é a de ser cuidadora. Escuto no dia a dia que estão cuidando das crianças que têm escola, dos pais que são mais velhos, ou dos adolescentes. Também há o casamento e a carreira. A sobrecarga vem principalmente da mulher brasileira, que contribui com a formação da riqueza do país. Mas também ensinamos que há muita coisa que dá para dividir com o marido, irmãos e outros funcionários da empresa – e depende dela colocar esse limite e delegar.

Você é jurada do World Spa & Wellness Award. Como você chegou até esse papel e como ele faz parte da sua jornada?

É um trabalho exaustivo e que, para mim, foi muito importante. Nós saímos da posição de sermos julgados e avaliados e passamos para um corpo de jurados. Nós estávamos julgando o melhor spa do mundo e eram seis na área de saúde. E tinha um tema que foi muito delicado, o álcool.

Três dos candidatos tinham álcool dentro dos estabelecimentos e eram finalistas. Eu levantei essa lebre, ao vivo, durante o julgamento, na entrevista com os spas. Percebi que os juízes colegas se sentiram incomodados, mas dos fatores que levam à saúde e ao bem-estar, o álcool não cabe.

Aos quase 72 anos, como você nutre a sua disposição e motivação para seguir fazendo o que você faz com toda essa alegria?

Estando em contato comigo mesma. Quando percebo que a vela está apagando, sei que tenho que dar um tempo – é preciso caminhar sozinha. Posso trabalhar intensamente duas semanas e tirar três dias de folga. É uma conjugação entre me escutar e interferir no ambiente de forma que eu consiga responder sem me exaurir. 

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.