Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Rodrigo Cintra ensina os segredos para uma hidratação perfeita

Aproveite a quarentena em casa para reservar um tempinho de cuidado pessoal e deixar os fios mais bonitos

Por Da Redação - Atualizado em 31 mar 2020, 10h47 - Publicado em 28 mar 2020, 10h00

O final de semana em casa pode ser um bom momento para reservar aquele tempinho para nós mesmas. Cuidar dos cabelos é uma das formas de fazer um agrado ao seu corpo e ainda fazer um verdadeiro spa em casa.

Para falar da melhor forma de cuidar dos cabelos, nada melhor do que o hairstylist Rodrigo Cintra, idealizador do The Art Salon e também o responsável por levantar a autoestima de tantas leitoras de CLAUDIA no nosso Desafio da Leitora.

Desafio da leitora - Rodrigo Cintra
A leitora Ana Carolina no salão de Rodrigo Cintra Nino Andrés/CLAUDIA

Cabelos sem brilho, ressecados e quebradiços são comuns em quem mantém uma rotina de secador, babyliss e chapinha práticas que fazem com que os fios percam água e nutrientes. O exposição ao sol e a poluição também contribuem para fios opacos, assim como a coloração e descoloração. Confira as dicas de Rodrigo para fazer uma hidratação de salão em casa:

TRUQUES DURANTE A LAVAGEM

Segundo o hairstylist, os cuidados começam ainda no banho. “Use um xampu para o seu tipo de cabelo e coloque a água em temperatura mais baixa (entre fria e morna). A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, dilata as escamas, retira o brilho e desbota a cor”, explica. O especialista também chama a atenção para quem tem raiz oleosa e ponta seca. Segundo ele, pessoas com cabelo desse tipo devem usar um produto para higienizar o couro cabeludo e, em seguida, aplicar outro para lavar o restante dos fios.

Continua após a publicidade

Rodrigo explica que o correto é retirar com uma espátula a quantidade de produto de tratamento que vai usar. Em seguida, aplicar do meio dos cabelos até as pontas. “Nunca aplique na raiz, a não ser que o produto seja para essa finalidade”, afirma.

HIDRATAÇÃO X NUTRIÇÃO X RECONSTRUÇÃO

Conforme explica Rodrigo, máscara de hidratação vai repor água e nutrientes, pode ser indicada para todo tipo de cabelo, principalmente aquele não possui processo químico. Já a de nutrição é indicada para cabelos com colorações e para os cacheados, já que oleosidade raramente chega até as pontas. E a de reconstrução é indicada quando os fios passaram por um processo químico, como alisamento ou descoloração, para tratar as camadas externas e devolver o brilho e a saúde dos fios.

“Após a lavagem coloque algumas gotas de óleo de reparação na máscara hidratante. Separe os fios em mechas e aplique o creme, deixando espaço de dois dedos da raiz. Deixe agir pelo tempo que está na embalagem e enxágue”, explica. Ele afirma também sobre a importância de evitar água quente. “Se conseguir lavar com água fria, melhor, pois ela ajuda a fechar as cutículas”, garante.

Continua após a publicidade

POTENCIALIZANDO A HIDRATAÇÃO APÓS O BANHO

O especialista indica umedecer uma toalha quente, torcer e colocar nos cabelos. “Se a hidratação tiver um aquecimento, nada muito forte, será bom para dilatar as escamas e penetrar o produto. Quando você coloca a touca de banho na hora da hidratação com uma toalha quente por cima, ela ajuda a abrir essas escamas. Só a toalha quente também funciona”, indica. Rodrigo alerta para tomar cuidado com a touca térmica elétrica sem o aviso de temperatura, pois ela pode atingir altas temperaturas e ao invés de beneficiar os fios, pode acabar agredindo ainda mais.

FAZER COM QUAL FREQUÊNCIA?

Rodrigo enfatiza que não basta apenas uma hidratação para resolver o problema dos cabelos sem vida. As sessões precisam ser constantes e com produtos potentes. Em casa, ela pode ser realizada de uma a duas vezes por semana.

Continua após a publicidade

Renove seu estilo com as roupas que você já tem no armário

Publicidade