Fim do inverno: como recuperar os fios para a primavera

O clima fica mais seco, os banhos são muito quentes… Veja como o clima frio afeta o seu cabelo e como reverter essa situação

Quem disse que é só o verão que danifica os fios? De verdade, se você quer ter cabelo saudável e brilhante, precisa cuidar dele o ano inteiro. Depois da temporada de clima seco, alta concentração de poluentes no ar e temperaturas mais baixas – sem falar da água quente do banho e do uso recorrente do secador – seus fios precisam de recuperação para brilhar na estação das flores. Saiba como cuidar dele corretamente. 

 (Chupacabra/ThinkStock)

Leia mais: Quando começa a primavera? Entenda por que a data muda a cada ano

Menos frizz, mais pontas duplas

Segundo a terapeuta capilar Joelma Moraes, da Esmell Leblon, no Rio de Janeiro, durante o inverno os cabelos sofrem menos com o frizz, mas há consequências. “Eles ficam mais ‘assentados’ porque o clima seco retira a umidade natural dos fios, deixando-os mais ressecados e dando a impressão de estarem mais lisos. Por outro lado, as pontas ficam ultra ressecadas”, alerta ela. E isso significa que ela provavelmente vão precisar de atenção extra. Silicone selante em casos leves, corte nos mais severos.

 Leia mais: 100 dúvidas sobre cabelo respondidas

Fios pesados

Para piorar, no inverno, a gente tende a lavar menos os fios, o que propicia o acúmulo de poluição e resíduos no couro cabeludo. Isso não pode acontecer! A limpeza capilar deve ser, se possível, diária.

Vale ressaltar que é sempre melhor evitar a água muito quente. “Banhos de temperatura muito alta vão ressecar ainda mais as pontas e deixar o couro ainda mais oleoso”, fala a hair stylist Anne Trentin, do Jacques Janine Fashion Mall, do Rio de Janeiro. “A água quente abre os poros e estimula a oleosidade”, afirma ela.

No dia a dia, Anne indica lavar e recuperar o brilho dos fios com produtos a base de macadâmia, coco e argan, que são hidratantes. “O leave-in auxilia em manter os fios hidratados ao longo do dia. Porém, não indico que seja usado diariamente em fios oleosos”, diz.

 (Goodluz/ThinkStock)

Secador na medida

Outro truque importante para que os cabelos se recuperem mais rápido é dar um tempo no secador. “O uso diário do secador contribui muito para o ressecamento extremo da fibra. Reduza o uso para até três vezes na semana”, fala Anne. E sempre depois de proteger os fios com protetor térmico, ok? Em tempo: chapinha e babyliss chegam a temperaturas muito mais altas e, por isso, danificam ainda mais os fios. Por isso, reserve esses dois acessórios térmicos apenas para dias de penteados especiais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s