PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dicas para crespas e cacheadas se livrarem do frizz de vez

O efeito arrepiado é pior que filme de terror na vida das cacheadas

Por Karina Hollo
Atualizado em 22 ago 2017, 09h31 - Publicado em 22 ago 2017, 09h31
A atriz Zendaya. (Frazer Harrison / Staff/Getty Images)
Continua após publicidade

O frizz é um problema que aflige principalmente as cacheadas, já que os cabelos cacheados e crespos geralmente são secos – o que provoca aquelas fios arrepiados que tanto nos incomoda. No entanto, com os cuidados certos, você consegue se livrar desse problema. Aprenda:

Hidratar

Essa é a chave para acabar com o frizz! Como  a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem dificuldade de chega às pontas dos fios por causa das espirais, os cachos precisam de hidratação extra. O ideal é que ela seja feita, pelo menos, uma vez por semana, mas cada cabelo segue uma regra. É preciso observar como os seus fios se comportam para perceber qual o intervalo de hidratação ideal para eles.

Leia mais: Mitos e verdades sobre hidratação capilar

beyoncé
(Frederick M. Brown/Getty Images)

No chuveiro

O cuidado começa na lavagem. “Escolha uma linha específica para o seu tipo de cacho”, fala Jotha Cunha, hair styist do Salão 1838 Jardim América, em São Paulo. Fique atenta também à temperatura da água. “Chuveiro muito quente, além de agredir o couro cabeludo, pode deixar os fios arrepiados”, alerta. Tudo isso porque a água quente retira a oleosidade dos fios.

Continua após a publicidade

89th Annual Academy Awards – Red Carpet

Secagem sem arrepio

Para secar, use uma toalha com microfibras para eliminar o excesso de umidade. “Os ‘felpinhos’ das toalhas comuns estimulam o frizz. O ideal seria usar papel toalha, pois além de evitar esse problema, a celulose estimula a curvatura dos cachos”, diz Cunha.

Depois, aplique um leave-in com proteção térmica e desembarace com um pente de madeira, essencial para tirar a eletricidade estática dos fios. “Se for usar o difusor, evite colocar em na velocidade intensa, opte pela mais baixa”, ensina o cabeleireiro. Se precisar turbinar o desenho dos caracóis no meio do dia, use um ativador de cachos.

Continua após a publicidade
RiRi By Rihanna Fragrance Unveiling At Macy’s Downtown Brooklyn
A cantora Rihanna. (Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Abuse dos óleos

Existe uma gama de óleos ideais para esse tipo de cabelo, que oferecem desde o efeito molhado ao seco. O ideal é ir testando as variedades e ver qual é o melhor que se encaixa nos seus cachos.

Crie um escudo anti-umidade

O cabelo crespo é poroso – absorve a umidade do ar úmido e incha. Para evitar esse processo arrepiante, invista em produtos com silicones ou polímeros. “Eles blindam os fios, protegendo-os da umidade, como se fossem um escudo, um guarda-chuva’”, exeplica o profissional.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.