Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Mulheres Bem Resolvidas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por CÁTIA DAMASCENO
Cátia Damasceno é especialista em sexo e pioneira no trabalho com cursos voltados para o desenvolvimento da sexualidade. É criadora do Mulheres Bem Resolvidas, canal para falar de sexo com mulheres. Em sua coluna, vai escrever sobre sexo, relacionamentos e empoderamento.
Continua após publicidade

Clitóris: curiosidades que você não sabia

Conheça um pouco mais desse pequeno órgão que existe exclusivamente para te dar prazer

Por Cátia Damasceno
Atualizado em 5 out 2019, 18h43 - Publicado em 4 out 2019, 09h30

Acredite, muitas mulheres não sabem, mas a única função do clitóris no corpo feminino é TE DAR PRAZER. Isso mesmo, com mais de 8 mil terminações nervosas, ele é extremamente sensível e está aí para te levar à loucura. Reuni mais alguns fatos e curiosidades sobre ele.

É igual a um pênis? Não exatamente, mas existem semelhanças. De acordo com a ciência, o pênis e o clitóris são homólogos uns aos outros, ou seja, ambos compartilham uma “origem embrionária comum”. Basicamente, tanto o pênis quanto o clitóris se desenvolvem a partir dos mesmos tecidos enquanto o bebê está crescendo no útero.

Por que fala-se pouco sobre ele? A sexualidade dos corpos femininos é tão focada na vagina que mesmo as mulheres muitas vezes não sabem do poder desse pequeno órgão. Um estudo em 2005 descobriu que as alunas de graduação não eram mais propensas do que seus colegas do sexo masculino a localizar o clitóris em um diagrama.

Leia também: 
Veja as primeiras fotos do vestido de noiva de Thaila Ayala

Nunca envelhece: É a única parte do corpo humano que nunca envelhece. Uma vez maduro, o clitóris permanece no auge de seu poder pelo resto da vida de uma mulher. Isso significa que você terá a mesma capacidade orgásmica aos 95 anos de idade, como você fez quando era adolescente.

Continua após a publicidade

Pode ficar ereto: Muito parecido com o pênis masculino, o clitóris pode ficar ereto. Durante a excitação, os vasos sanguíneos se dilatam, enviando mais sangue para a área, o que faz com que ela inche. Quando o tamanho do órgão aumenta ou se expande, ele recebe o que chamamos de vasocongestão.

Ele cresce: Seu clitóris continua crescendo mesmo depois de outras partes do seu corpo estarem prontas. Devido à mudanças nos hormônios, quase dobra de tamanho durante a puberdade, e fica ainda maior – quase sete vezes- após a menopausa.

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre lubrificante íntimo

PODCAST – Como ter mais orgasmos: o caminho para uma vida sexual satisfatória

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.