Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

A importância do tratamento íntimo para a mulher pós-menopausa

O uso de lasers é uma opção para melhorar a qualidade de vida quando a mulher não pode fazer reposição hormonal

Por Denise Steiner
Atualizado em 12 set 2019, 10h00 - Publicado em 12 set 2019, 10h00

A mulher contemporânea participa do mercado de trabalho e cumpre uma segunda jornada, cuidando também da casa e da família. Com a mudança na perspectiva de vida, essas mulheres provavelmente viverão 1/3 da sua vida na menopausa. Por isso, encontrar um tratamento que ajude a manter a qualidade de vida nessa época é muito importante.

Após a última menstruação (menopausa) o nível hormonal dos estrogênios permanece baixo e favorece condições como calores, osteoporose, ressecamento cutâneo, incontinência urinária e alterações de humor. As mudanças na pele também são marcantes como: atrofia, ressecamento, flacidez, além de fragilidade de cabelos e unhas.

Esse momento da vida das mulheres é delicado, sendo crucial a discussão sobre fazer ou não a reposição hormonal, que é a alternativa mais conhecida e utilizada para o tratamento das mulheres pós-menopausa. É muito importante que a mulher aborde claramente suas queixas e medos e discuta de forma responsável e profunda com seu médico ginecologista. Até porque, devido as mudanças relacionadas ao baixo nível de estrogênios, a relação sexual pode se tornar dolorosa e agredir a intimidade do casal.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Além disso, muitas mulheres já no climatério e principalmente após a menopausa também podem apresentar grau leve de incontinência urinária. Nesse caso, elas perdem urina quando fazem algum esforço como tossir ou espirrar e também não conseguem segurar a urina quando estão com a bexiga cheia. Isso pode gerar um grande constrangimento em situações sociais, gerando insegurança e depressão.

Continua após a publicidade

Caso não haja possibilidade de fazer a reposição hormonal é importante que sejam programadas outras alternativas de tratamento para preservar a qualidade e saúde do organismo. Hoje há várias alternativas, como uso de laser fracionado e também radiofrequência para o tratamento da região íntima.

Esses lasers específicos para a área íntima estimulam através do calor a formação de colágeno novo e favorecem a hidratação da pele. Dessa forma, ao emitir calor, ocorre resposta tecidual com maior vasodilatação e liberação de citocinas. Estas, estimulam as células chamadas fibroblastos a produzir mais colágeno que é a proteína principal do organismo humano.

Ao melhorar a hidratação e também o colágeno, a pele torna-se mais tonificada e resistente. Essas modificações podem ajudar na diminuição da dor e promover mais prazer no relacionamento íntimo. O laser e radiofrequência também podem ajudar no tratamento da incontinência urinária leve. Em geral, são necessárias de 2 a 4 sessões mensais para obter uma melhora nas situações citadas. O tratamento é indolor e as atividades de trabalho podem ocorrer normalmente. A atividade sexual pode ser suspensa por 3 dias.

Esses tratamentos, embora não milagrosos, são promissores para o cuidado com a mulher na pós-menopausa, trazendo mais prazer no seu relacionamento familiar e social.

Continua após a publicidade

Leia mais: Conheça o peeling de fenol, que promete ser um milagre para a pele

PODCAST – Está na hora de pedir aumento de salário?

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.