Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Tela quente

Se não olharmos para dentro, se não percebermos que precisamos repor, dosar, lidar, duelar, vencer essa fase diferente e tão árida, vai ser dura a travessia

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 Maio 2018, 19h40

Uma lágrima caiu enquanto eu estava sentada no vagão do metrô. Foi piorando. Em segundos estava aos prantos. O tema é recorrente: a pressão cotidiana no combo cansaço, labuta e sobrevivência. Na maturidade piora. Temos aquela sensação que não fizemos o dever de casa corretamente.

Até no INSS estou tendo dificuldades para me aposentar. No quesito conjunto da obra, vejo amigas que trabalharam anos em um mesmo emprego e hoje estão de folga, na praia, recebendo o maior teto da Previdência e desfrutando o gozo de uma vida de ralação.

Mas e eu? Ralei muito. Comecei cedo, empregada com carteira assinada. Depois tive minha empresa e todas as dores e sabores de ser empresária nesta selva. Onde errei? Acumulei funções, me virei nos 30, fiz de um tudo e, aos 52 anos, fui demitida. Já escrevi aqui uma coluna inteira dedicada a isso. Mas hoje o assunto é diferente, mais hormonal. Acho que a menopausa destrói qualquer traço de entusiasmo diante dos obstáculos da vida.

Não sou uma lebre faceira da alegria, mas tenho evitado meu papel de Diva-depressão. O fato é que a consciência do finito traz uma urgência. Adicione a isso uma explosão desordenada da falta dos hormônios.

Em um jantar, essa semana, entre quatro amigas de faculdade, todas maduras, a mais falante, a cineasta Angela Zoé confirmou que fará um documentário sobre o climatério. Ela está começando a passar pela fase mais quente da vida (eu já estou há mais de 6 anos) e está impressionada com seus efeitos. Não somente os físicos, mas sobretudo os emocionais. É ladeira abaixo.

Continua após a publicidade

Se não olharmos para dentro, se não percebermos que precisamos repor, dosar, lidar, duelar, vencer essa fase diferente e tão árida e vulcânica da vida, vai ser dura a travessia.

Dei a maior força para ela filmar esse combate. Vai ganhar prêmio em festival de tão pouco debatido em rede nacional. Vamos falar mais sobre isso?

Em menos de 15 minutos cheguei à minha estação. Enxuguei as lágrimas, fiz a egípcia e segui em frente como se tivesse todo o tempo do mundo. Tolinha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.