Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Amazônia

Lá atrás a floresta parecia coisa de índio, destino exótico, mas hoje sabemos que aquilo lá é nosso tesouro maior

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 set 2019, 13h35

Um estupro lento, não acham? Todo mundo vai lá e mete a mão. Violentam, sangram, decepam… Gozam na nossa cara com escárnio. Ela, somos nós. Todos nós. Homens, mulheres, crianças, velhos, fetos.

Já não dá mais para ocultar a urgência da preservação. Lá atrás a floresta parecia coisa de índio, destino exótico, interesse de gringo malucão. Nada disso, aquilo lá é nosso tesouro maior. E negligenciamos a nossa paternidade e maternidade por décadas. Mas bateu um fio, aquela sensação de pertencimento e clamor.

Não sei se o céu negro em Sampa ajudou, mas ficamos preocupados. Eu fiquei. Tantas tragédias anunciadas. Tanta cagada que o homem vem fazendo mas que achávamos que não chegaria ao caos do fim do mundo. É furacão, tufão, vulcão. Muitos ais, uis ainda se ouvirão e eu não quero ser engolido pela mão do Diabo que alimentamos feito João e Maria.

Aqui em casa ando meio Chico Mendes. Converso com plantinhas, apago luzes, repito roupa, economizo água, reciclo comida. Ainda não adubo lixo nem aboli o plástico mas estou bem mais green. Não quero amarelar quando o fim do mundo der as caras e souber que tem muito de mim nesta tragédia mundial.

55 anos de vida e fiz tão pouco pelo planeta. Me sinto péssima, burra e míope. Como pude ser tão consumista, esbanjadora e louca? Qual parte não entendi que somos uma conexão de atos e a cada atitude mundial, uma reação coletiva?  Me confesso olhando para o sol. Deixo ele queimar meu rosto e enrubesço de vergonha. Lendo e ouvindo tanto sobre os povos nativos das florestas, rio da minha existência. Eles sim são sábios. Precisam do verde, da água, do ar… e eu, atrás da grana pra sobreviver. Se não tivermos terra, de que adiantará o vil metal?  

Continua após a publicidade

Leia mais: Forever Young

PODCAST – Está na hora de pedir aumento de salário?

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.