Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Qual é a quantidade ideal para a aplicação de cada produto no rosto?

Se usar muito, há o risco de a pele reagir negativamente; se usar pouco, pode demorar mais para alcançar os objetivos do tratamento.

Por Raquel Drehmer - Atualizado em 16 jan 2020, 07h01 - Publicado em 13 out 2018, 21h15

Saber escolher sabonete de limpeza, tônico, loção, hidratante, protetor solar e produtos de tratamento em geral é essencial para cuidar da pele. E tão importante quanto isso é usá-los na medida certa.

“Os efeitos obtidos e reproduzidos em laboratório levam em consideração as quantidades mínimas efetivas. Quanto mais próximo destas quantidades, mais precisos e satisfatórios serão os resultados”, explica a dermatologista Sylvia Ypiranga. Ela ainda diz que, em excesso, os produtos podem causar irritação, alergia e até oclusão dos poros que leve à acne.

A também dermatologista Gabriela Cunha Capareli acrescenta o desperdício de produto a esta lista e esclarece que o oposto – usar menos produto que o necessário – é igualmente ruim: “Utilizar quantidades insuficientes pode levar a resultados pobres ou a um tempo maior de tratamento para alcançar os objetivos para aquela pele.”

Saiba, a seguir, a quantidade ideal dos principais produtos que você deve usar no rosto, conforme as indicações das especialistas.

Continua após a publicidade

Sabonete líquido de limpeza

Se a embalagem tiver válvula dosadora, um pump* é suficiente. Caso não tenha a válvula dosadora, a medida ideal é o equivalente a uma colher de chá.

* “Pump” é o apertão que a gente dá para o produto ser liberado)

Solução adstringente/água micelar

O equivalente a uma moeda de um real, ou o suficiente para deixar o algodão úmido. Se você tiver passado muitas camadas de maquiagem, pode reaplicar na mesma quantidade.

Hidratante facial

O equivalente a uma moeda de 50 centavos.

Continua após a publicidade

Creme de tratamento diurno ou noturno

O equivalente a uma moeda de 10 centavos ou a um grão de ervilha.

Creme para os olhos

O equivalente a um grão de arroz para cada pálpebra.

Protetor solar

O equivalente a uma colher de chá.

Produtos faciais em sérum

Quatro gotas ou o equivalente a um grão de ervilha.

Continua após a publicidade

Produtos faciais em gel

O equivalente a um grão de ervilha.

Publicidade