Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pó compacto, pó solto ou translúcido: qual a diferença?

Maquiadora revela o que está por trás da polêmica que envolve o item de maquiagem milenar

Por Sarah Brito
Atualizado em 4 jun 2024, 17h24 - Publicado em 4 jun 2024, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O universo da beleza está dividido! Recentemente a empresária e influenciadora Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, gerou polêmica nas redes sociais após expressar sua opinião sobre um dos itens de maquiagem mais utilizados nas últimas décadas: o pó solto.

    Publicidade

    A maquiadora, à frente de uma das marcas de maquiagem nacional mais vendidas no país, publicou em seu Instagram um vídeo onde compara e compartilha os pontos positivos e negativos entre o produto de textura solta e o pó compacto.

    Publicidade

    “Quem teve essa ideia de trocar o pó compacto pelo solto? Foi um homem? Deve ter sido um”, comentou Bianca. Veja a publicação a seguir:

    Ver esta publicação no Instagram

    Uma publicação partilhada por BIANCA (@bianca)

    Mas afinal, qual a diferença entre pó compacto, pó solto e translucido? Eles possuem finalidades diferentes? Para solucionar estas dúvidas, conversamos com a maquiadora especialista em noivas, Débora Rezzende, para descobrir o que está por trás da escolha e entender como usar cada pó facial de maneira correta. Veja só:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Pó solto ou pó compacto, qual a diferença?

    Segundo Débora, a diferença entre os produtos e suas texturas está basicamente na forma como ambos são armazenados e aplicados. 

    “A verdade é que de polêmica isso não tem nada (risos). Tanto o pó solto quanto o compacto são finalizadores de maquiagem, ou seja, servem para dar acabamento, selar ou dar cobertura à pele, e essa dúvida é antiga! A diferença é que um está armazenado em um recipiente sem pressão, e o outro é compactado”, conta.

    Publicidade
    Pó compacto, solto ou translúcido: qual a diferença entre os produtos?
    Apesar de estar em alta, a diferença entre os produtos de texturas divergentes é antiga e gera polêmicas há alguns anos (Getty Images/Reprodução)

    Assim como Débora defende, o uso do pó facial, de modo geral, não é uma tendência atual. Presente em culturas milenares do Oriente Médio e Ásia, o primeiro produto a aparecer neste universo da beleza foram os de textura solta. 

    “Em algumas tradições, como por exemplo, na Ásia, o pó era utilizado como proteção e embranquecimento da pele, pra deixar tudo com uma aparência lisa e polida. Já o pó compacto, surgiu milhares de anos depois, como um produto revolucionário, mais acessível e prático para quem não tinha tempo de maquiar”, completa.

    Publicidade
    Pó compacto, solto ou translúcido: qual a diferença entre os produtos?
    Segundo a maquiadora, o pó compacto é um item popularmente conhecido, que auxília na cobertura e matificação da pele (Getty Images/Reprodução)

    Na prática, ainda segundo a maquiadora, a aplicação e os resultados podem sim alterar a textura e a cobertura final da pele, mas independente da forma como vão ser aplicadas, deve-se seguir algumas finalidades. 

    Continua após a publicidade

    “O pó compacto é indicado para quem busca uma cobertura mais completa e duradoura na pele pois ele vai aderir com mais pigmentos do que o pó solto, que é fino e ultra leve. O compacto vai cobrir e matificar, já o solto vai selar a umidade de forma natural”, exemplifica.

    Publicidade

    Como aplicar cada tipo de pó?

    Uma outra boa dica é entender a forma como deve ser aplicado cada produto. Se você deseja uma cobertura mais densa, o melhor jeito de usar o pó compacto é com a ajuda de uma esponja.

    Já para o pó solto, o pincel poderá depositar a quantidade suficiente de produto para a selagem da maquiagem.

    Pó compacto, solto ou translúcido: qual a diferença entre os produtos?
    Para peles maduras, Débora tem um preferido: o pó solto. “Vai evitar o acúmulo dos pigmentos nos vincos naturais da pele” (Pexels/Reprodução)

    Agora se você tem a pele madura, Débora conta que no duelo entre o compacto e o solto, apenas um vence: “Definitivamente o pó solto é a melhor opção se sua pele já tem linhas de expressão marcadas. Aplicar com ajuda de um pincel fofo vai evitar o acúmulo dos pigmentos nos vincos naturais da pele”, finaliza.

    Pó translúcido, um finalizador potente

    Para quem sofre com o excesso de oleosidade, Débora explica que o mercado da beleza já desenvolveu um produto único que promete finalizar a maquiagem após o uso do pó compacto ou solto. 

    Continua após a publicidade

    “O finalizador translúcido, ou simplesmente o pó sem cor, serve para matificar a pele e dar acabamento após a finalização da maquiagem. Ele não vai adicionar cor ou cobertura, vai apenas segurar a oleosidade por mais tempo”, enfatiza a maquiadora.

    Pó compacto, solto ou translúcido: qual a diferença entre os produtos?
    Com o pó translúcido, diga adeus à oleosidade e a alta de pigmentação da maquiagem após horas de uso (Pexels/Reprodução)

    Então, pega essa dica: para uma maquiagem ainda mais duradoura, o pó translúcido poderá ser aplicado com um pincel sempre que necessário.

    E para dar ainda mais glow para sua make, invista em finalizadores translúcidos com pequenas partículas de brilho.  

    Ter a pele polida, matificada e lisinha nunca foi tão fácil com tantas opções!

    E você, também já sabia dessa diferença?

    Continua após a publicidade

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Continua após a publicidade

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.