O que significam as diferentes categorias de perfume?
Produto varia conforme sua concentração e durabilidade e ganha diferentes nomes
No momento de comprar um perfume não são raras as categorias do produtos. Água de colônia, deo-colônia, eau de toilette, eau de parfum e parfum são algumas das opções encontradas nas prateleiras. Mas o que elas significam? A seguir, apresentamos os diferenciais de cada variação, como concentração e durabilidade.
Água-de-colônia
De aroma fresquinho, tem concentração de até 3% de óleos essenciais de flores e frutas. Esses ingredientes (mais voláteis) fazem dela a opção que menos dura na pele (em média, duas horas). É a categoria preferida das brasileiras.
Leia mais: 5 novos cosméticos com aromas incríveis de flores e frutas
Deo-colônia
Possui característcas semelhantes à água-de-colônia (também compõe aromas bem suaves), mas, como a concentração de óleos pode chegar até 10%, a durabilidade é um pouco maior.
Leia mais: 5 fatos sobre Gabrielle, a nova fragrância de Chanel
Eau de toilette
Conhecida pela sigla EDT, tem concentração de 10% a 12% de essência e aroma mais marcante do que as anteriores. Como ainda assim não é tão intensa, é mais utilizada durante o dia. Persiste por cerca de seis horas.
Leia mais: 10 curiosidades para quem ama perfumes
Eau de parfum
A quantidade de essência varia de 15% a 25% da composição do produto, cuja sigla é EDP. A alta dose de óleos significa que a Eau de parfum é mais encorpada e intensa. Dura de oito a 12 horas.
Leia mais: Descubra o perfume que mais combina com quem você é
Parfum
Por ser a categoria campeã em concentração de óleos essenciais (em média 25%), é mais forte e atinge o maior nível de fixação.
Leia mais: 4 regiões do corpo em que você deve aplicar seu perfume