Mulheres gringas participam de movimento para celebrar suas monocelhas
Há mais de um ano, a modelo grega Sophia Hadjipanteli parou de fazer as suas sobrancelhas e está inspirando outras meninas a fazer o mesmo
O design padrão de sobrancelhas costuma mudar bastante ao longo das décadas. Nos anos 1990 e 2000, por exemplo, estava em alta usá-las bem finas, enquanto em meados dos anos 2010 a sobrancelha grossa veio com tudo – primeiro bem delineada, agora com um pouco mais de comprimento nos fios penteados para cima. No entanto, jamais foi admitido antes que as mulheres mantivessem as sobrancelhas naturalmente unidas.
A artista mexicana Frida Kahlo, porém, nunca se importou com padrões de beleza e, no início do século passado, ostentava com orgulho a sua monocelha, que acabou se tornando uma de suas marcas mais fortes. Agora, a modelo grega Sophia Hadjipanteli usa o poder de seus fios grossos, volumosos e, principalmente, unidos para defender a normalização do uso de sobrancelhas unidas.
Depois de anos aparando e pinçando os fios da região para entrar no padrão, Sophia começou a deixá-los crescer livremente no início de 2017. “Eu quero mostrar às pessoas que você pode me chamar de feia, nojenta e ‘bonita, mas …’ e eu não vou deixar de gostar do jeito que eu pareço.”, escreveu em uma publicação feita em agosto do mesmo ano.
Poucos meses depois, ela começou a aparecer em publicações internacionais que falam sobre beleza e estilo de vida justamente pelo poder da sua monocelha. Assim surgiu o #UnibrowMovement (#MovimentoMonocelha, em inglês), do qual ela tem orgulho de dizer que é fundadora – essa é, inclusive, a sua descrição no perfil do Instagram.
A hashtag acumula mais de mil publicações atualmente. Muitas são de fãs da Sophia que replicam suas fotos, mas lá também há imagens de diversas meninas que amam as suas sobrancelhas do jeito que são naturalmente: unidas. Todas capricham em penteá-las para cima e aparentam ser muito vaidosas na forma de se vestir e se maquiar. Afinal, a beleza de cada uma deve ser moldada individualmente, do jeito que a própria pessoa acha melhor.
Ainda não encontramos nenhuma brasileira usando a hashtag #UnibrowMoviment, nem existe uma versão em português para o movimento. Será que essa tendência chega aqui no Brasil?
Veja algumas das meninas que fazem parte do #UnibrowMoviment:
https://www.instagram.com/p/Bk8rYtjhgpR/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/BfJ2w47hZUq/?taken-by=beatriz.avdalian