Como evitar, reduzir e até retirar manchas das mãos

Conheça alguns tratamentos que ajudam a combater o problema

Com a chegada do verão e das temperaturas quentes, é comum que as pessoas comecem a proteger melhor o rosto e o colo dos raios agressivos da luz solar. Mas, ainda assim, muitos se esquecem das mãos.

Expostas a todos os tipos de agressão, as mãos são muito suscetíveis ao envelhecimento, manchas, rugas e vasos escurecidos. Para evitar os inconvenientes, algumas dicas são indicadas pelos especialistas:

  • Use protetor solar constantemente; além do rosto, é importante passar o produto no pescoço, colo, braços e mãos
  • Quando manipular produtos químicos, como os de limpeza doméstica, utilize luvas
  • Sempre use hidratantes nas mãos, principalmente após lavá-las

Além dessas dicas, outros tratamentos podem ser usados para evitar ou combater as manchas e o envelhecimento das mãos. Confira:

Proteção solar

O dorso das mãos é uma das partes que mais recebe a iluminação do sol, além de ser um local com muita mobilidade, aumentando a ocorrência de rugas. Por isso, é importante apostar em uma proteção solar mais forte.

Leia mais: Bebê de 11 meses recebe coração de menino que morreu em acidente doméstico

Preenchimento e bioestímulo de colágeno

O que está em alta nos consultórios dermatológicos para amenizar as veias saltadas são preenchimentos com esferas feitas de material biodegradável. As minúsculas bolinhas completam o volume perdido com o passar dos anos. O tratamento também se soma à bioestimuladores de colágeno, que aumentam a firmeza.

O tratamento, com o material de tom esbranquiçado, melhora a consistência da pele e o volume perdido das mãos, além de deixar os vasos menos visíveis.

Depois dos tratamentos, a aplicação dos preenchedores e bioestimuladores podem gerar hematomas. Ainda assim, o protocolo, se realizado por médicos habilitados, não oferece maiores riscos.

Leia mais: Por que Roberto Carlos desconvidou Marina Ruy Barbosa do seu especial

Manchas senis

Tais manchas são um transtorno de pigmentação que aparece após o acúmulo de luz solar sobre a pele, depois de anos de exposição. Para esses casos, o ideal é escolher tratamentos com laser, luz pulsada e peelings (o método mais popular).

Assim como as outras partes do corpo, as mãos também sofrem com o envelhecimento e a pele fica mais flácida e manchada. Nesse caso, os peelings são ácidos com propriedades de renovação da pele, que servem, inclusive, para retirar as manchas senis. Praticamente todos os peelings feitos no rosto podem ser utilizados nas mãos.

Veja mais: Empresário mata esposa e filha de 4 anos a facadas

Siga CLAUDIA no Instagram