Hidratantes com FPS funcionam? Veja 4 opções que valem a pena
Saiba quando eles podem substituir o protetor solar e quais são os cuidados para garantir uma proteção eficaz
Praticidade é a palavra que define a rotina contemporânea. E na hora de cuidar da pele, escolhemos produtos que se adaptam ao pouco tempo que sobra entre as tarefas diárias. É por isso que os hidratantes com FPS são os queridinhos entre os lançamentos de beleza.
Prometendo unir dois fatores essenciais, a hidratação e a proteção solar, eles são aliados valiosos por simplificar os passos de skincare. Mas será que esse tipo de produto realmente protege tanto quanto um protetor solar tradicional? A resposta, segundo o dermatologista Gustavo Novaes, depende de alguns fatores, como a formulação, a forma de aplicação e o contexto de uso.
“Os hidratantes com FPS podem, sim, oferecer boa proteção contra os raios UV, desde que tenham um fator de proteção solar igual ou superior a 30 e sejam usados na quantidade adequada.”
O problema é que, na prática, a maioria das pessoas aplica uma quantidade menor do que a necessária para garantir a proteção descrita no rótulo. Além disso, muitos deles não são resistentes à água ou ao suor, o que reduz a eficácia em situações de maior exposição. Por isso, se tornam uma boa escolha para ambientes internos ou em ambientes fechados com iluminação artificial, mas não substituem o protetor solar tradicional na praia, por exemplo.
Como escolher o produto ideal
Na hora de escolher, o tipo de pele deve ser avaliado. “Para peles oleosas ou acneicas, o ideal é optar por fórmulas oil free ou com toque seco, muitas vezes com ativos como niacinamida e zinco, que ajudam a controlar o brilho,” orienta Novaes. Já as peles secas e sensíveis pedem texturas mais densas, com ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e pantenol.
O dermatologista ainda recomenda atenção ao nível de proteção: o FPS mínimo deve ser 30, com proteção UVA e UVB. “Se o uso for diário e em locais de alta radiação, vale preferir produtos com FPS 50 ou mais e proteção contra luz visível e infravermelho.”
E a reaplicação, precisa mesmo?
Mesmo com toda a praticidade, os hidratantes com FPS também precisam ser reaplicados. “A prática segue a mesma lógica do protetor solar,” afirma o especialista. Em casos de transpiração, contato com água ou exposição direta ao sol, o ideal é reaplicar a cada duas ou três horas.
No ambiente de escritório, isso pode ser feito duas vezes ao dia, ou é possível substituir pelo uso de pó ou bruma com FPS, que são mais práticos sobre a maquiagem. Assim, é possível manter a pele protegida e hidratada o dia todo, mas sem comprometer o visual.
Quais são as melhores opções?
Hidratante facial Dramatically Different com FPS 50, de Clinique
Um dos clássicos da Clinique, é perfeito para quem busca fórmula leve. Com textura de sérum, a loção é rapidamente absorvida e mantém a hidratação da pele ao longo do dia. Ideal para peles normais a secas, o produto cria uma barreira contra a poluição e o envelhecimento precoce sem deixar resquícios oleosos. Vai bem para o uso diário e sob a maquiagem.
Hidratante Epidrat Mat sem cor FPS 30, de Mantecorp Skincare
Desenvolvido especialmente para peles mistas e oleosas, o produto combina hidratação equilibrada com acabamento matificante. Sua textura leve e toque seco controlam o brilho ao longo do dia, mantendo a pele com aspecto fresco e uniforme. Além disso, contém ativos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
Hidratante Epidrat Mat sem cor FPS 30, de Mantecorp Skincare
Creme hidratante para mãos FPS 60 FPUVA 22, de Ollie
Com textura suave e rápida absorção, este é um verdadeiro escudo protetor contra o envelhecimento precoce das mãos. Sua fórmula com FPS 60 e FPUVA 22 garante alta proteção contra os raios solares, enquanto ingredientes emolientes restauram a maciez e evitam o ressecamento. Perfeito para quem se expõe ao sol durante o dia, o produto não deixa sensação pegajosa e tem um leve perfume agradável, sendo ideal para o uso cotidiano.
Loção facial hidratante AM FPS 50, de CeraVe
Formulado com três ceramidas essenciais, niacinamida e ácido hialurônico, o creme restaura e fortalece a barreira protetora da pele enquanto mantém a hidratação por até 24 horas. O FPS 50 oferece alta proteção solar, tornando o produto ideal para o uso diário. Sua textura leve, sem perfume e não comedogênica é perfeita para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Horóscopo de janeiro: o ano começa pedindo equilíbrio e coragem
Totalmente premiada: Fernanda Torres é Destaque do Ano no Prêmio CLAUDIA 2025!
5 posições sexuais que estimulam o clitóris e fazem a mulher gozar muito
12 posições sexuais possíveis para inovar na transa
Txai Suruí, líder indígena, conquista o Prêmio CLAUDIA 2025 em Sustentabilidade







