Como escolher o melhor creme para área dos olhos em pele madura, segundo especialistas
Descubra os melhores ativos e truques para recuperar a firmeza do olhar e, assim, rejuvenescer a área que mais revela os sinais do tempo
							Os anos passam e os sinais do tempo começam a aparecer sutilmente sob a pele. No rosto, uma das áreas mais afetadas é a dos olhos. E isso, o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Pedro João Caldas Ferreira, comprova.
“A pele da região dos olhos é uma das mais finas e delicadas do corpo, cerca de quatro vezes mais fina que a do restante do rosto. Ela possui menos glândulas sebáceas e uma barreira cutânea mais frágil, o que a torna mais suscetível à desidratação e à perda de elasticidade com o passar dos anos”, explica.
Não por acaso, a indústria da beleza dedica atenção especial à região, oferecendo produtos com fórmulas cada vez mais avançadas que prometem suavizar rugas, bolsas e sinais de cansaço.
Mas diante de tantas opções, como escolher o produto certo? E ainda: qual a quantidade ideal e o melhor momento do dia para aplicar? Abaixo, te esclarecemos essas e demais dúvidas:
Por que a pele dos olhos envelhece mais rápido?
    “Com o passar do tempo, há uma redução natural de colágeno, elastina e ácido hialurônico, somada à movimentação constante dos músculos responsáveis pelas expressões. O resultado é o aparecimento precoce de linhas finas, flacidez e olheiras pigmentares ou vasculares. Além disso, fatores como poluição, exposição solar e sono insuficiente acentuam esse processo”, explica o especialista.
Quais são os melhores ativos para esta área?
    Para uma pele radiante, com olhar saudável e descansado, o equilíbrio é sempre a resposta. O dermatologista explica que antes de selecionar inúmeros produtos para compor a rotina, é preciso analisar, sobretudo, a eficácia clínica de cada ingrediente e, claro, a tolerância da pele.
Busque produtos com estes componentes
Aqui, alguns dos componentes mais conhecidos do skincare aparecem como alternativas eficientes: os famosos peptídeos, bakuchiol, niacinamida, resveratrol, além dos extratos de açaí e romã, e o ácido hialurônico de baixo peso molecular.
O porquê? Eles combinam ação hidratante, antioxidante e efeito preventivo sobre as linhas finas, garantindo verdadeiras mudanças no visual.
O segredo para escolher o melhor creme para a região dos olhos
    Alguns truques ajudam a encontrar a opção ideal. Pedro destaca três pontos principais:
- Textura: peles maduras costumam se beneficiar de texturas cremosas ou balms leves, que proporcionam hidratação prolongada;
 - Concentração de ativos: quanto mais potente o ativo, mais importante que ele esteja estabilizado, encapsulado ou em veículo de liberação lenta, o que reduz o risco de irritação.
 - Embalagem: prefira bisnagas com bico fino ou pumps a vácuo, que minimizam a oxidação e a contaminação.
 
Seguindo essas dicas, escolher o creme certo fica mais fácil. Mas o dermatologista alerta: “Muitas marcas vendem produtos para a região dos olhos com preços altos, mas a composição é bastante semelhante à dos cremes faciais. O mesmo produto usado no rosto pode ser aplicado nos olhos, desde que não contenha ingredientes irritantes.”
Como usar creme para rejuvenescer o olhar
    Um bom creme, no entanto, só funciona se for aplicado corretamente. Cada pessoa deve adaptar o uso à necessidade da própria pele, mas, para quem não tem condições dermatológicas sensíveis, vale investir no básico:
- Quanto produto aplicar? “A quantidade ideal é equivalente à meia ervilha para cada olho, aplicada com o anelar, que exerce menos pressão. Faça movimentos suaves, do canto interno para o externo, sem friccionar”, diz.
 - E quando usar? O uso deve ser diário, pela manhã e à noite. “Pela manhã, prefira fórmulas leves e antioxidantes; à noite, é possível repetir o mesmo produto ou optar por versões mais nutritivas, com peptídeos ou retinoides suaves para renovação celular”, indica.
 
O que não fazer
Agora que você já sabe como fazer, fique atento para não cair em armadilhas. Entre os erros mais comuns estão:
- Aplicar produto em excesso;
 - Usar cremes muito oleosos próximos aos cílios (o que pode causar miliuns ou irritação);
 - Adotar o uso de ácidos potentes sem orientação médica, especialmente em uma área tão sensível.
 
E quem sofre com flacidez, olheiras e bolsas?
    Nesse caso, o skincare sozinho não é suficiente. Pedro explica que procedimentos dermatológicos podem ser mais eficazes, pois estimulam o colágeno e melhoram a pigmentação local.
Quem lida com o inchaço matinal na região deve adotar os ativos descongestionantes, como a cafeína e os extratos botânicos (chá-verde, centella asiática), como aliados. Também é válido apostar na drenagem local feita com pedras de gua sha, cada vez mais populares no mundo do skincare.
“Prefira sempre fórmulas com conservantes suaves e veículos mais naturais, além de extratos botânicos, como esqualano vegetal e jojoba, por se tratar de uma região extremamente delicada”, conclui Ferreira.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Horóscopo de 02/11 a 08/11: semana pede coragem e intuição
Cabelos Malucos 2025: os penteados mais criativos do ano
Tarô de novembro: O Julgamento traz energia de recomeço e libertação
6 projetos de banheiros com box até o teto para se inspirar
Glow em alta: o segredo por trás da pele iluminada e hidratada
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										






