Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como escolher a armação de óculos para o seu formato de rosto

Descubra os modelos e formatos que são tendência para cada tipo de fisionomia

Por Sarah Brito
4 jun 2024, 10h43

Sabemos que escolher a armação de óculos de grau nem sempre é fácil, afinal, são vários os estilos, cores e acabamentos disponíveis no mercado. E, o que muita gente não sabe, é que o próprio formato do rosto serve de ponto de partida. 

Seja para fins de leitura ou para quem não vive sem os óculos, selecionamos aqui dicas práticas sobre como escolher a armação de óculos de grau para cada formato de rosto, além de te contar quais são as tendências de modelos mais procurados nos últimos meses. Veja só:

Uma armação para cada formato de rosto

Apesar de ser uma observação útil na hora de escolher os óculos de grau, ou até mesmo os de sol, entender o formato do rosto para facilitar a escolha da armação pode não ser sinônimo de totalidade quando o assunto é a diversidade de feições e características únicas de cada pessoa.

Porém, de acordo com padrões analisados por visagistas e especialistas em imagem pessoal, algumas armações poderão desenvolver uma certa harmonia para face.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Faces mais arredondadas e os famosos rostos ovais poderão harmonizar com armações retangulares e quadradas, trazendo equilíbrio (Instagram @melissaortycs/Reprodução)

Para as faces com formatos ovais, aquelas em que as proporções do queixo e da testa apresentam equilíbrio levemente arredondado, os modelos quadrados ou retangulares podem oferecer mais harmonia.

Já para os rostos triangulares, onde a testa apresenta maior projeção, seguida de um afinamento até o queixo, as armações de bases arredondadas e linhas superiores acentuadas são as mais indicadas.

Continua após a publicidade
Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Para faces triangulares aposte em formatos com detalhes em sua parte superior, como modelos gatinho ou até mesmo os mais modernos, com linhas afinadas e desenhos orgânicos (Instagram @jutisod/Reprodução)

Agora, se o seu rosto apresenta características retangulares marcantes, como o maxilar acentuado ou projeções maiores para a testa e o queixo, o seu rosto pode ser definido como um formato quadrado ou retangular.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Para o maxilar e testa marcantes, as armações arredondadas podem ser perfeitas (Instagram/Reprodução)

As armações mais indicadas para esse tipo de rosto são as armações com ângulos mais suaves e arredondados, que poderão ajudar no afinamento e equilíbrio das dimensões da face. 

O que considerar na hora de escolher a armação de óculos?

Mesmo após entender a armação ideal para cada tipo de rosto, realizar alguns ajustes em relação ao caimento do modelo pode ser necessário para tornar a experiência com a nova armação ainda mais dinâmica e prática nos afazeres do dia a dia. 

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Para um caimento ainda mais dinâmico de seus óculos ao rosto, certifique-se que o modelo pareça ajustado às dimensões da sua face, como sobrancelhas, maçãs do rosto e nariz (Instagram @aliwong/Reprodução)

Para as armações arredondadas, como os modelos Aviador e Cat-Eye, fique atenta às dimensões que acentuam a sobra de espaços entre as sobrancelhas e as maçãs do rosto, principalmente se o seu tipo de rosto apresentar características de uma face triangular. O óculos não deve ultrapassar demais a face.

Agora, se a sua armação apresentar um formato retangular, como os modelos com bases acentuadas e hastes largas, certifique-se de que a largura do seu rosto em relação à largura do modelo sejam semelhantes.

Continua após a publicidade

O ideal é que ambas as larguras apresentem a mesma dimensão, para que os novos óculos não pareçam justos ou largos demais.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Para óculos retangulares e com hastes mais grosas, verifique se a largura dos óculos é semelhante a largura de seu rosto (Instagram/Reprodução)

Também é importante ficar de olho em como o acessório fica no nariz (ele não deve incomodar, fazendo pressão demais, ou ficar frouxo), e sobrancelhas, que não devem ser totalmente cobertas.

Com qual cor eu vou?

Para quem busca modernidade, mas sem deixar a sobriedade de lado, as armações de hastes marcantes e de cores escuras poderão atribuir elegância e sofisticação, sem abandonar o toque marcante.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Modelos com hastes largas e de cores neutras e escuras dão um toque de modernidade, sem perder a sofisticação (Instagram @zezeres/Reprodução)

Também existem modelos atemporais, como as armações com estampa tartaruga – pintas orgânicas amareladas por todas as hastes e corpo do óculo – chegam para tornar o vintage ainda mais clássico. Entre os modelos mais procurados estão os formatos 100% arredondados, com bases arredondadas e pontas acentuadas, e o clássico formato club-master.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Casco de tartaruga é um clássico elegante (Instagram @renatavasconcellos/Reprodução)

E, por fim, as armações coloridas chegam para quebrar todos os protocolos tradicionais de que os óculos precisam ser apenas funcionais.

Continua após a publicidade

Para aquelas que procuraram tornar o descolado ainda mais estiloso, os modelos arredondados coloridos garantem ainda mais personalidade e criatividade para looks extravagantes.

Como escolher a armação de óculos ideal para o seu formato de rosto?
Armações coloridas são divertidas e modernas (Instagram @tyuilop/Reprodução)

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.