Butter skin em peles oleosas: 5 passos para um glow natural no calor
Descubra o que é a nova tendência de make amanteigada e quais os segredos para mantê-la intocável (mesmo nos dias quentes)

A tendência Butter Skin está dominando o TikTok e inspira cada vez mais maquiadores e influenciadores internacionais a criar produções radiantes e elegantes, que garantem um efeito espelhado no rosto.
O visual já conquistou passarelas internacionais, editoriais de moda e, claro, o coração das brasileiras. Mas surge a dúvida: como adaptar esse glow marcante às peles oleosas, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde calor e umidade colocam qualquer maquiagem à prova?
Por trás desse acabamento impecável, é fato, existe muita técnica e alguns produtinhos-chave. Pensando nisso, conversamos com a maquiadora Néia Vieira, do salão Pelle Capelli, que nos ajudou a listar os cinco passos infalíveis para alcançar a Butter Skin perfeita, mesmo em peles oleosas. Veja só:
1. Preparação de pele
A base de toda maquiagem é sempre uma boa hidratação. Para peles oleosas, então, prefira fórmulas oil free, de textura leve e em gel, que controlam o brilho sem abrir mão do acabamento polido.
O grande diferencial em relação às outras preparações é o uso do primer: aqui, ele deve ser também iluminador. Assim, o produto traz o viço necessário para o efeito desejado.
2. Cobertura iluminada
Com a pele pronta e devidamente hidratada, é hora da base! Aqui, Néia indica sempre as com acabamento natural e hidratante, aplicando apenas onde for necessário, para uniformizar sem perder a transparência da pele.
3. Camuflagem leve
Depois, é a vez de corrigir pequenas imperfeições, como acnes e olheiras, com ajuda de um corretivo cremoso. “Finalize com blush cremoso nas maçãs do rosto e iluminador líquido nos pontos altos. Além disso, procure reaplicar esses produtos em batidinhas com os dedos, isso ajuda manter a naturalidade até o fim do dia.”, explica.

4. Hora de selar
A selagem é uma das etapas principais para garantir que o brilho não vire oleosidade. Aqui, a especialista explica que o segredo é usar o pó translúcido de maneira estratégica: apenas onde a oleosidade aparece mais, mantendo o restante do rosto com acabamento glamouroso.
5. Pequenos retoques
Para manter o efeito glow ao longo do dia, aposte em uma bruma fixadora, que devolve luminosidade sem pesar. Além disso, Vieira recomenda sempre ter um pó compacto fino e translúcido na bolsa, ideal para retoques rápidos na zona T ou em pontos críticos de oleosidade.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.