Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

6 ativos naturais perfeitos e poderosos para peles oleosas ou com acne

Combinados nos produtos de laboratórios ou in natura, eles ajudam a controlar a oleosidade e a regular a textura da pele.

Por Raquel Drehmer - Atualizado em 16 jan 2020, 09h25 - Publicado em 6 set 2018, 23h37

A natureza fornece ingredientes excelentes para o tratamento da pele oleosa ou com acne, como o mel e o mirtilo. Além de podermos usá-los in natura, em misturinhas e máscaras caseiras, eles são perfeitamente incorporados aos produtos desenvolvidos pelos melhores laboratórios, dando uma força extra aos princípios ativos poderosos para a pele oleosa que compõem sabonetes, tônicos, hidratantes e produtos de tratamento em creme, gel ou sérum.

As médicas dermatologistas Christiane Gonzaga e Lilian Delorenze indicam, a seguir, os ativos naturais mais indicados para a pele oleosa ou com acne. Fique de olho e os procure nos rótulos dos produtos que escolher comprar.

Ah: depois da lista, confira o que as especialistas têm a dizer sobre os cuidados de limpeza e tratamento para a pele oleosa ou com acne.

Mel

Rico em vitaminas, minerais e enzimas, o mel tem propriedades antioxidantes (excelentes para combater o envelhecimento precoce), antibacterianas e antissépticas, além de ser um umectante natural que ajuda a hidratar a pele sem aumentar a oleosidade e o brilho. “Se usado em conjunto com o açúcar, pode virar um peeling caseiro interessante para eliminar célular mortas”, diz Christiane.

Hidratantes com mel entre seus ingredientes são uma ótima pedida para peles oleosas.

Argila verde

Melhores ativos naturais para pele oleosa - argila verde
Voyagerix/ThinkStock

Remove as impurezas e o brilho em excesso por absorver o sebo da pele. Também auxilia na diminuição dos poros e das espinhas. É o melhor ingrediente para as receitas de máscaras de tratamento caseiras semanais ou quinzenais que podemos fazer em casa.

Óleo de coco

Engana-se quem pensa que ele pesa na pele: o óleo de coco hidrata sem obstruir os poros, controlando a oleosidade e a acne.

Continua após a publicidade

Gengibre

Tem ação antisséptica e anti-inflamatória, por contar com óleos essenciais na composição.

Aveia

É um ativo natural excelente para inflamações em geral, o que o torna perfeito para a pele com acne. Também absorve o sebo (lembre-se que a acne é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas) e esfolia a camada de pele morta delicadamente.

Mirtilo

Melhores ativos naturais para pele oleosa - mirtilo
Anna-Ok/ThinkStock

A “fruta da longevidade” é rica em flavonoides e vitaminas A, C e do complexo B. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a amenizar a oleosidade e a tratar espinhas e cravos. Fique atenta: algumas pessoas preferem chamar este ingrediente de blueberry, que é seu nome em inglês.

Em que etapa da rotina de cuidados com a pele os ativos naturais devem entrar?

Em todas, de preferência. “Cada produto tem sua indicação específica para um cuidado otimizado na pele oleosa. A ação do sabonete não é a mesma do tônico, que não é a mesma do hidratante”, explica Lilian.

Assim, se você conseguir usar um sabonete com mirtilo, um hidratante com mel e um creme com aveia, por exemplo, será muito bom para sua pele.

Vale sempre lembrar que a pele oleosa precisa, como todos os tipos de pele, passar pelo ritual de limpeza e cuidados duas vezes ao dia: pela manhã e à noite (antes de dormir). A pele deve ser lavada e depois receber tônico e hidratante (além do protetor solar na parte da manhã).

Se recomendado pelo dermatologista, a rotina é encerrada com a aplicação de um produto de tratamento.

Continua após a publicidade
Publicidade