Clique e assine com até 75% de desconto

13 passos infalíveis para fazer um ‘day SPA’ na sua própria casa

Eis aqui um guia prático para que você dedique um dia inteirinho ao autocuidado.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 16 jan 2020, 08h13 - Publicado em 5 out 2018, 13h33

Trabalho, filhos, contas para pagar… são tantas as obrigações e preocupações da rotina que, muitas vezes, cuidar de si mesma acaba ficando em segundo plano. Mas saiba que, ao dedicar alguns momentos do seu dia – do mês ou da semana, caso seu estilo de vida não permita tanta liberdade assim – é um ato de amor próprio, capaz de beneficiar a saúde, contribuir para o processo de autoconhecimento e, ainda, relaxar corpo e mente de uma só vez. Nada mais justo.

A nossa proposta aqui é simples e não demanda muita logística ou grandes gastos. Você só precisa organizar a agenda pessoal e reservar algumas horas exclusivas para cuidar de… você. Máscaras faciais, automassagem, esfoliações e muita tranquilidade estão no pacote. Siga as dicas, respire fundo e relaxe!

Dê uma escapadinha das redes sociais

O primeiro passo do seu dia de beleza caseiro, por incrível que pareça, não tem nada a ver com cosméticos, mas sim, com a tecnologia e o quanto, muitas vezes, ela pode ser algo prejudicial para a sua saúde – física e mental, ainda mais se você sofre com ansiedade.

Portanto, comece seu day SPA se desconectando de todas as redes sociais que você costuma usar diariamente. Afinal, esse é um momento para que você entra em contato consigo mesma, e não seja bombardeada pela timeline de amigos e anônimos – o que, muitas vezes, só faz mal.

Se quiser, vale até excluir de vez (ao invés de apenas deslogar) alguns aplicativos, nem que apenas por um dia. Assim, você potencializa a concentração e não corre o risco de dar uma espiadinha no feed do Insta ou começar a distribuir joinhas pelo Facebook à toa.

Prepare o ambiente

Para Tássia Rabelo, esteticista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, não existe um cômodo mais ou menos indicado para fazer o day spa. O principal é que esse local seja aconchegante, tranquilo e transmita sensações como paz e bem estar. Claro que alguns cuidados devem ser feitos no banheiro, mas você não precisa ficar lá o dia todo. Aliás, dá para usar alguns artifícios capazes de transformar até os cômodos menos convidativos em verdadeiros projetos de SPA.

Como? Lançando mão de velas aromáticas (algumas, inclusive, têm funções terapêuticas), colocando uma playlist relax, acendendo seu incenso preferido, borrifando óleos essenciais no ambiente… Luzes em tons de azul e verde-claro também acalmam, e é mais do que válido investir em lâmpadas nesses tons para incrementar seu dia de beleza.

Para não errar no local eleito, aposte em cômodos da casa que tenham paredes claras e, também, a presença de plantinhas. Ah! E escolha um dia da semana tranquilo, sem pendências de trabalho ou grandes compromissos. A ideia aqui é curtir seu cantinho, relaxar e nada mais.

Vista sua roupa mais confortável

Cuidar de si mesma também tem a ver com aquilo que a gente veste e, nesse caso, a palavrinha mágica é conforto. Dentre as opções do guarda-roupa, vista aquela que te deixa mais à vontade, seja um roupão felpudinho, conjunto de moletom ou aquela camiseta larga de dormir.

Tome um banho relaxante

No chuveiro ou na banheira, não importa. Não há nada como um bom banho para se desligar dos problemas – e é por isso que essa deve ser sua primeira etapa do day SPA. Se tiver banheira, abuse dos sais, espumas de banho e fique lá quanto tempo julgar necessário. Se não, aproveite a sensação da água do chuveiro caindo, use sabonetes perfumados e dê atenção especial para cada pedacinho do seu corpo.

Hidrate os cabelos

Aproveite o banho para fazer máscaras capilares de hidratação. Lave bem os cabelos, massageando com cuidado o couro cabeludo, aplique a máscara e deixe agir. Depois, enxágue com água fria ou morna e deixe os fios secarem naturalmente.

Continua após a publicidade

Faça uma esfoliação no corpo

Além de hidratar os cabelos, os momentos embaixo do chuveiro também servem para uma potente esfoliação no corpo, que elimina as células mortas e promove maciez à pele. Escolha um esfoliante bem cheiroso e aplique do pescoço aos pés, fazendo movimentos circulares e enxaguando logo em seguida.

Lave, tonifique e hidrate o rosto

Ao sair do banho, continue o ritual de beleza focando na região do rosto, e cumprindo os três passos essenciais para uma rotina básica de cuidados com a pele: higienize a face com um sabonete correspondente ao seu tipo de pele, passe um tônico facial de limpeza com auxílio de um algodão e, por fim, seu hidratante favorito no rosto. Com a “faxina” feita, você já pode passar para o próximo passo.

Faça máscaras faciais

Para potencializar ainda mais a hidratação da pele, vale também aplicar máscaras faciais – sejam elas as de papel, facilmente encontradas em perfumarias, ou as caseiras, feitas com argilas naturais.

Caso você opte por uma máscara industrializada, siga os passos da embalagem e deixe o produto agir conforme as instruções – geralmente, elas devem ser aplicadas no rosto por um período de dez a vinte minutos. Enquanto os ativos penetram na pele, você pode ouvir sua música favorita, ler algumas páginas do livro do mês ou apenas programar o alarme, fechar os olhos e ficar bem tranquila.

Massageie o rosto

Depois da aplicação e remoção da máscara, faça uma bela massagem facial – que melhora o aspecto da pele e, se feita com frequência, ajuda a deixá-la mais firme. Dê batidinhas nas bochechas, faça movimentos circulares na área dos olhos e use as pontas dos dedos para esticar, da testa para as orelhas, a pele do rosto.

Faça uma automassagem no corpo

Hidratante para corpo favorito em mãos, a hora agora é de fazer uma automassagem, que ao mesmo tempo que desincha, relaxa. Tássia dá a letra:

“Um tratamento caseiro que não possui restrição e é bem fácil é colocar as pernas em um ângulo de 90° (na parede, por exemplo) e massageá-las, sentido as linfas (virilha).

Faça um escalda-pés

Uma bacia, água morninha e algumas gotinhas de seu óleo essencial favorito. Pronto, temos um escalda pés feito para relaxar no ato. Fique com os pés mergulhados por, pelo menos, meia hora – tempo suficiente para ver um capítulo da sua série preferida, vai?

Prepare seu drinque ou bebidinha favorita

E qual o melhor acompanhamento para um dia de cuidados com você? Sua bebida favorita, por favor! Aqui, vale tudo: chás com efeito calmante (erva-doce, camomila, maracujá…), receitas com café para dar um up na energia, drinques com gin para refrescar, uma clássica tacinha de champagne ou um belíssimo moscow mule, caso você faça a linha descolada.

Finalize com uma meditação

Para fechar seu day SPA caseiro com chave de ouro, reserve mais alguns minutinhos do seu dia para meditar. E não há problema nenhum se você nunca praticou meditação na vida, viu? Hoje há aplicativos focados no tema, que fornecem meditações guiadas de acordo com o tempo que você deseja ficar em silêncio – procure por eles na seção de downloads do seu celular.

O exercício mais importante, dentro do processo meditativo, é se sentar com postura ereta, fechar os olhos e se concentrar na respiração – inspire e expire profundamente, repetidas vezes, até ficar com a sensação de calma no peito.

Depois de tudo, a dica é descansar. Vá dormir mais cedo e recarregue as baterias para a semana que te aguarda. Não está com sono ou sobrou um tempinho valioso após todos esses cuidados? Então, se jogue na combinação sofá + filminho + um petisco de sua preferência. Mas nada de assistir a filmes, séries ou documentários “pesados”, tá? Escolha temáticas leves, como comédias românticas, histórias engraçadas, desenhos animados…

Continua após a publicidade
Publicidade