8 cores inusitadas para vestir no ano novo (e seus significados)
Ao invés de apostar no branco tradicional, que tal passar a virada do ano vestindo cores que, apesar de diferentes, também trazem benefícios?
Passar o Ano Novo de branco é praticamente uma regra para a maioria de nós, certo? Inclusive, essa tradição se popularizou bastante no final dos anos 1970, quando os candomblecistas iam à praia de Copacabana realizar oferendas aos Orixás. “Isso foi conquistando as pessoas, pois elas achavam o rito extremamente bonito. Aos poucos, ele foi adotado pela grande maioria”, explica a espiritualista Kélida Marques. Mas dá para fugir disso!
A especialista revela que o branco é a cor de Obatalá (ou Alabaxé), “rei do pano branco” e criador de todos os seres vivos. “Esta também é a cor representante dos fundadores das primeiras cidades iorubás como Obalufon; Oxolufan e Elejibô”, diz.
O que a cor branca representa energeticamente
E qual influência energética a cor branca exerce sobre nós? Para Kélida, a tonalidade está associada ao prestígio, leveza, tranquilidade e limpeza. “O branco dá a ideia de si mesmo e é um símbolo de divindade. Isso atrai paz e luz para o próximo ano”, clarifica.
Agora, claro, não é porque o branco representa a paz, que as outras cores não podem trazer benefícios tão benéficos quanto.
Muito pelo contrário: inúmeras tonalidades, incluindo as mais inusitadas quando pensamos em réveillon, podem atrair qualidades como persistência, concentração e até autoconhecimento. Ficou curiosa? Então confira a seguir:
Cores inusitadas para o réveillon (e o que significam)
1. Lilás
Por conter vermelho e violeta, o lilás é uma cor altamente positiva. “Traz ânimo com um toque de drama. É ideal para causar uma boa impressão em quaisquer áreas, seja familiar ou profissional”, diz Kélida.
Ela aponta que a tonalidade também inspira criatividade, sendo bastante recomendada para empresas e empreendedores que desejam atrair mais clientes.
2. Índigo
Por trabalhar a energia do Chakra Frontal (associado à intuição e a expansão da consciência), o índigo é a escolha perfeita para quem pretende se conectar mais à espiritualidade em 2024.
3. Dourado
Segundo a espiritualista, o dourado deve ser usado para atrair muito dinheiro, sucesso e poder.
Além disso, a cor favorece a energia da intelectualidade, sensibilidade, intuição, compreensão e acolhimento.
4. Prata
O prata é perfeito para quem busca neutralidade diante das adversidades. “Ele representa a sensação de adaptação frente às situações diárias que exigem paciência e persistência. Se você precisa de equilíbrio físico, mental e espiritual, esta é a sua cor, pois opera como um lembrete importante de nossa força interior”, compartilha Marques.
5. Marrom
Marrom é a cor da perseverança, segurança, disciplina e uniformidade, induzindo a disciplina.
“É uma ótima dica para quem precisa dar mais atenção às questões que envolvam as raízes e o lar.”
6. Bordô
O bordô é ótimo para aquelas pessoas que são “boca aberta” e precisam de um pouco mais de discrição na vida.
“Ele realmente vai te ajudar a se planejar com mais cautela. Sabe aquele segredo que devemos guardar e às vezes deixamos escapar? É sobre isso. Esta é a cor que atrai o sigilo necessário em nossas rotinas”, clarifica Kélida.
Mas, além de nos auxiliar a viver de maneira mais discreta (evitando que sejamos alvos de inveja), o bordô é uma cor feminina que transmite misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível e charme.
7. Cinza
Muito se fala sobre o cinza ser uma cor que transmite tristeza e monotonia. Porém, há um lado positivo nessa história toda.
Por ser uma tonalidade completamente neutra — o equilíbrio entre o branco e o preto —, o cinza não interfere negativamente em nossa aura.
“Ele não emite estímulos psicológicos intensos. Não produz tensão ou relaxamento. E essa neutralidade dá uma sensação de equilíbrio e estabilidade. Quem quiser calma e cautela em 2024, pode usá-la à vontade”, afirma.
8. Preto
É extremamente incomum ver pessoas comemorando o Ano-Novo usando preto, né? Mas engana-se quem pensa que esta é uma cor que não traz benefícios.
Além de inspirar sofisticação e seriedade, essa tonalidade traz um ano de introspecção, o que é ótimo para aqueles que desejam mergulhar em processos valiosos de autoconhecimento.