Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que fazemos menos sexo no frio? Estudo responde

Especialista explica a relação entre frio e sexo e dá dicas para virar o jogo

Por Da Redação
22 abr 2022, 10h00

Você já notou que fazemos menos sexo no frio? Quando o inverno chega, é comum que aqueles momentos de ficar grudadinhos embaixo do edredom assistindo a um filme ou série ou degustar pratos quentinhos que tanto trazem conforto se intensifiquem e que a libido, por sua vez, seja colocada um pouco de lado. E a ciência, é claro, tenta encontrar explicações para esse fenômeno que muitos casais já sentem na prática.

Um artigo publicado pela revista científica J. Clin. Endocrinol avaliou a escala de variação intraindividual do hormônio testicular em 27 voluntários do sexo masculino, durante o período de 17 meses, medindo os hormônios reprodutivos FSH, Hormônio Luteinizante (LH), testosterona, estradiol e SHBG. Uma variação sazonal foi observada nos níveis de LH e testosterona em homens. A mesma estaria relacionada à temperatura média do ar durante o mês anterior à coleta de sangue, com níveis mínimos presentes durante o inverno.

A temperatura do ar, mais do que a exposição à luz, parece ser uma possível variável climática que explica a variação sazonal dos níveis de LH, como pontua o urologista Eduardo Leze, doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela UERJ. “No frio, os homens apresentam a diminuição na produção do hormônio luteinizante, que dá o sinal para os testículos produzirem testosterona, além da redução da própria testosterona no inverno”, afirma.

Vale ressaltar que as temperaturas baixas deixam as pessoas mais sedentárias e com menos disposição para a prática de qualquer atividade física, inclusive o sexo. Outro ponto é o consumo de alimentos mais pesados e calóricos, o que também influencia no desempenho, por isso a diminuição da libido nos dias frios. Não quer ser tão afetada por tudo isso? Calma, que, abaixo, o especialista apresenta algumas soluções possíveis.

Continua após a publicidade

Mantenha-se em movimento

Espantar a preguiça e manter o corpo em movimento, até mesmo com exercícios dentro de casa, serão de grande ajuda para a sua saúde e também para ter aquele “gás extra” na hora do sexo. Mantenha-se em movimento. Mesmo que não seja na mesma intensidade, é importante. A atividade física regular provoca o corpo para aumentar os níveis de testosterona.

Reforce a vitamina C

Quem costuma sofrer com resfriados e alergias durante o inverno também pode se sentir desanimado para realizar o ato sexual. As famosas “ites” (rinite e sinusite) podem ocasionar dores de cabeça, febre, coriza, perda de apetite, entre outros sintomas nada convidativos para o momento íntimo. Para evitar este “inconveniente”, a dica é reforçar a imunidade e manter uma boa alimentação, rica em verduras e legumes, além de frutas com vitamina C, que são altamente recomendadas.

Continua após a publicidade

Exposição ao sol

A vitamina D pode ajudar a manter o corpo saudável e com a libido em dia. Se o frio não permitir, suplemente com vitamina D em cápsulas, mas não esqueça que o uso deve ser orientado pelo seu médico.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.