4 dicas para voltar a flertar após ficar muito tempo na seca
Sexóloga dá conselhos para quem permaneceu em uma relação por muito tempo e agora não sabe mais lidar com a solteirice
Estar em um relacionamento, especialmente a longo prazo, nos coloca em uma zona de conforto que, honestamente, é ótima. Porém, ao enfrentarmos um término, é necessário encarar o fato de que precisaremos voltar ao “mercado”. Em outras palavras, é hora de colocar a cara no sol e (re)aprender a flertar.
Este momento de se abrir para novas pessoas e se jogar em formas alternativas de demonstrar afeto pode ser bastante assustador, claro, mas não se desespere. É possível abraçar a solteirice sem crises. A seguir, Claudia Petry, pedagoga com especialização em sexologia clínica, dá dicas para voltar a flertar após ficar muito tempo na seca:
1. Invista no autoconhecimento
Por mais que soe clichê, Claudia comenta que o autoconhecimento é o maior pilar ao falarmos sobre recuperar a autoestima para flertar após sair de um longo relacionamento. Por isso, a especialista nos aconselha a fazer um balanço da relação anterior para entendermos o que queríamos antes e o que buscamos para o futuro. “Recuperar a autoconfiança vem muito desse lugar de identificarmos quem somos”, afirma.
2. Encare como um experimento
Encarar o flerte com leveza é a chave para o sucesso. E, para isso, Claudia indica não atribuir um único propósito para a demonstração de afeto. “É possível flertar apenas para entender como a sociedade se comporta romanticamente, pois dependendo de quanto tempo ficamos em uma relação, muitas coisas mudam”, diz.
Para além da necessidade de nos sentirmos desejados e amados (e não há nada de errado nisso), a sexóloga pontua que o flerte também é uma oportunidade de conhecermos a maneira em que agimos e pensamos. “Esse olhar interno é tão importante. Precisamos questionar a nossa identidade. Eu só consigo me sentir segura quando entendo o meu valor, pois isso me faz delimitar exatamente aquilo que estou disposta a doar para o outro”, declara.
3. Amplie seus horizontes
Petry também recomenda aprimorar ou descobrir talentos: “Vale tudo: aprender a cozinhar, fazer aulas de dança, dominar um novo idioma ou até mesmo expandir o círculo de amizades. O essencial aqui é fortalecer a si mesma, para que não coloquemos todas as fichas no próximo. Precisamos compreender a nossa potência”, aponta.
4. Autoconhecimento corporal
A sexóloga afirma que a masturbação é uma ótima fonte de autoconfiança quando o assunto é “voltar ao mercado”: “O processo de tocar o próprio corpo desperta o potencial que habita em nós. Considero a prática como um verdadeiro empoderamento, pois vemos o nosso poder brotar de dentro para fora.”
Dicas gerais
Por fim, Claudia Petry passa algumas diquinhas que, por mais que soem simples, são extremamente efetivas no momento de voltar a flertar:
- Respeite os seus limites e vontades;
- Esteja atenta a oportunidades que lhe cercam;
- Treine em frente ao espelho, troque olhares consigo mesma e aproveite para se elogiar;
- Sorria e, se possível, elogie algo que não diga respeito à estética da pessoa.