Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como dividir tarefas domésticas sem causar estresse ao casal

Psicóloga dá dicas para dividir as tarefas sem que elas se tornem um ponto de atrito

Por Sarah Brito
4 out 2023, 09h54

A organização da casa costuma ser um ponto de atrito para muitos casais. Fazer uma divisão igualitária das tarefas domésticas é essencial para não gerar sobrecargas, sobretudo às mulheres (que, segundo estudos, gastam uma média de 7 anos de suas vidas com os cuidados com a casa), mas nem sempre é fácil equilibrar essa balança. 

Pensando em maneiras saudáveis de tornar essa divisão de tarefas ainda mais dinâmica, conversamos com a psicóloga e terapeuta cognitiva Rachel Campos, que irá nos ajudar a entender um pouco mais sobre como dividir as tarefas domésticas sem causar estresse ou discussões no relacionamento, tornando a rotina de afazeres uma responsabilidade do casal. Confira as dicas a seguir:

Inicie um diálogo

Rachel conta que a maioria dos recém casados/unidos encontram uma quebra de expectativas quando o assunto é iniciar uma vida a dois: “O maior desafio é alinhar as expectativas. A vida em casal pode ser vivida com muito prazer, satisfação e felicidade, se houver compreensão e diálogo de ambas as partes. Uma boa dica é marcar uma conversa para sinalizar temas pendentes, como, por exemplo, as tarefas domésticas a serem feitas”, conta a psicóloga, que é especialista em terapia comportamental e cognitiva.

Casal conversando em uma sala de estar
Iniciar um diálogo para alinhar as expectativas pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas ou pendências que surgem durante a convivência do casal (Pexels/Reprodução)

Através do diálogo, é possível chegar a decisões em conjunto e adaptar a nova vida do casal, onde não há razões para denominar um responsável pela casa, como ocorria no modelo de infância e criação. Ambos precisam se envolver nas tarefas domésticas de maneira equilibrada. É preciso cuidar e ser cuidado, isso é uma coisa que se adquire através do diálogo”, explica.

Neste caso, vale a pena convidar seu parceiro(a) a se sentar em um lugar confortável da casa, e expor tanto a necessidade dessa divisão, quanto a maneira como ela ocorrerá. 

Continua após a publicidade

Dividindo as tarefas domésticas

Após um diálogo claro e coeso, precisamos definir o que cada um irá fazer. Rachel explica que, neste caso, é preciso esclarecer que as tarefas domésticas podem exigir tempo e principalmente esforço de ambos. “Sempre ressalto que as atividades domésticas não são poucas. Limpar, organizar, planejar, abastecer a dispensa, pagar contas, entre várias outras atribuições que demandam tempo”, diz.

Casal dividindo as tarefas domésticas
Escolha aquilo que você tem certeza que consegue fazer ou prefere realizar. Dessa forma, você executa sua atividade de uma maneira mais leve, contribuindo para o bem-estar de ambos (Pexels/Reprodução)

A psicologa também ressalta a importância de esclarecer uma divisão justa e equilibrada entre as tarefas da casa sobre cada gênero: “Alguns  padrões de tarefas de casa ainda carregam um estigma feminino muito grande, mas nada disso combina com os dias atuais. A parceria é exatamente para termos a divisão das tarefas de maneira completamente equilibrada, dessa forma conseguimos usufruirmos dos momentos livres a dois”, conta Rachel.

Mas o que realmente pode fazer a diferença, segundo a psicóloga, é a divisão do serviço doméstico de acordo com a aptidão de cada um. “Para essas conversas em quem nenhum dos dois consegue definir o que vai fazer, cabe uma negociação ou escalada das tarefas por afinidade e aptidão. O que vale mesmo é trazer para o dia a dia dessas tarefas uma leveza e simplicidade nas execuções, como em uma contribuição em conta conjunta: ambos depositam para ambos usufruem os juros e sacarem em conjunto o tempo livre”, exemplifica a especialista.

Um não se importa em lavar a louça, enquanto o outro entende melhor dos cuidados com as roupas? Este é um bom ponto de partida: faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser realizadas e de quanto em quanto tempo, e comece distribuindo o que cada um faz melhor.

Continua após a publicidade
Casal lavando louça juntos
Transforme as tarefas domésticas em momento mais leves e dinâmicos. Deixe a cobrança e o estresse de lado! (Pexels/Reprodução)

Uma boa dica é anotar em um quadro branco ou em uma planilha compartilhada cada atividade a ser realizada e deixá-la fixada na parede. Dessa forma, o casal consegue visualizar o que está sendo feito e dar suporte em momentos de complexidade na rotina.

Crie metas de organização

E que tal criar metas a serem cumpridas ao longo das semanas de organização da residência? Dessa forma, você e sua companhia poderão ganhar recompensas em conjunto ao atingirem as metas estabelecidas e compartilhar ainda mais da experiência de dividirem as tarefas domésticas juntos. Abuse da imaginação: estabeleça um ida ao cinema, um jantar romântico ou até mesmo um day off das tarefas domésticas quando aquelas tarefas mais complexas forem realizadas.

Casal de idosos lavando alface
“Cuidar de uma relação é como um ser vivo, precisa da dose certa a cada dia”, conta a terapeuta Rachel sobre cuidado e amor em momentos complexos da rotina de um casal (Pexels/Reprodução)

Rachel reforça que o cuidado em um relacionamento, apesar das metas estabelecidas, gera bem-estar e menos desentendimentos. “Cuidar de uma relação é como um ser vivo, precisa da dose certa a cada dia. Não adianta colocar diversas regras e limitações sem um diálogo prévio ou companheirismo, é preciso criar um pouco de tudo e um pouco de cada vez”, finaliza.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.