Mulheres gastam uma média de 7 anos de vida com cuidados domésticos
Pesquisa aponta que a cada 100 homens que casam, 12 já não lavavam roupa antes do casamento
Uma pesquisa desenvolvida pela ONG Think Olga aponta que as mulheres são as principais responsáveis pelo cuidado doméstico, gastando em média 21 horas semanais, o que soma sete anos de suas vidas inteiras. O levantamento recente foi feito em parceria com a Brastemp e tem como objetivo debater sobre a divisão de tarefas domésticas.
Ainda de acordo com os dados divulgados, desses sete anos, pelo menos quatro são dedicados à manutenção das roupas. Caso a mulher fosse paga para realizar esse trabalho, ao longo da vida, ela receberia um total de R$ 113 mil de renda extra.
Além disso, a pesquisa constatou que a cada 100 homens que casam, 12 já não lavavam roupa antes do casamento, e outros 38 deixam de lavar. Já as mulheres, a cada 100 que casam, 93 já lavavam roupa antes do casamento e uma delas passa a lavar.
Um debate sobre a desigualdade nas tarefas domésticas
Para refletir sobre a temática, a Brastemp convidou o casal Camilla de Lucas e Matheus Ricardo para uma conversa sobre a diferença de dedicação de tempo entre homens e mulheres nas tarefas domésticas.
No vídeo publicado, a influenciadora conta, com bom humor, que disse sim ao pedido do noivo, mas deixando claro que não está se casando “para arrumar a casa enquanto seu marido fica no sofá descansando”. Por isso, mostra o termo de divisão total de tarefas para Matheus, e decidem quem vai ficar com quais afazeres domésticos. Confira o vídeo na íntegra:
Além do casal, Rafa Brites e Felipe Andreoli, Hanna Khalil, Mandy Candy e Fred Nicácio se juntam à marca e convidam seus seguidores a assinarem o termo de divisão de tarefas.