Bel Coelho e Mari Sciotti refletem sobre a rivalidade feminina na gastronomia
As chefs participaram da primeira edição da Casa Clã Finanças, evento que debateu organização financeira para mulheres

A vivência em um ambiente machista faz com que as chefs Bel Coelho e Mari Sciotti sintam a necessidade de impulsionar outras mulheres. Foi a partir dessa reflexão que partiu o talk Empreendedorismo feminino: as dores e sabores, que aconteceu na primeira edição da Casa Clã Finanças.
O evento contou com palestras sobre gestão financeira e reuniu nomes importantes na área, como Monique Evelle, Giovanna Antonelli e Nathalia Arcuri.
Rivalidade feminina
Bel, dona dos restaurantes Cuia e Clandestino, deixou claro que o patriarcado afeta negativamente nosso dia a dia profissional: “A estrutura machista nos atrasa como mulheres. Gastamos uma energia imensa para convencer o outro de que somos capazes.”
Para ela, nossa construção social faz com que sejamos competitivas umas com as outras e isso não faz bem. “Quando competimos, todos perdem”, afirma.

Ao longo da discussão, ela contou mais sobre o processo de produção do Floresta na Boca, projeto produzido durante 12 anos que registra a força dos biomas brasileiros e será apresentado durante a COP30 em forma de livro e documentário. “Analisei a cadeia de alguns ingredientes e quem está por trás de sistemas alimentares. Nessa pesquisa, descobrimos o papel feminino no meio sustentável. E percebi que ela já é liderança mas, muitas vezes, não se apossa desse poder porque foi criada a acreditar que não é.”
Valores de liderança
A escuta ativa e a tomada de decisões de forma horizontal é o que caracteriza o estilo de liderança de Mari, que ressalta que fundou o restaurante Quincho sem nunca antes ter trabalhado em uma cozinha. Para ela, inclusive, isso é motivo de orgulho – já que foi um passo ousado em sua carreira.
“Nós, mulheres, temos a capacidade de apoiar umas as outras sem que isso afete nosso ego. É preciso saber humanizar nosso meio para que ele seja menos desigual”, comenta. A profissional é fundadora do projeto SOMA, iniciativa que impulsiona cozinheiras, comunicadoras, produtoras e donas de marcas gastronômicas.

A chef enfatiza que é preciso perder a vergonha da ambição, uma vez que isso, em um homem, é uma qualidade e não um defeito. “Qual é o problema de ter uma habilidade natural de conduzir melhor algumas situações e de saber para onde estamos indo? Sempre precisamos de validação externa e isso se dissolve quando naturalizamos o conforto de estar no poder”, finaliza.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.